Valores e prioridades! Alinhar o caminho....

O meu marido acabou recentemente o curso de Coaching com o formador Pedro Vieira e então este fim de semana fomos até ao Douro e eu fui a sua cobaia!
Como vocês sabem, eu sou uma apaixonada por esta área do desenvolvimento pessoal e por isso  estou sempre aberta a tudo que ajude a conhecer-me melhor! 





Muitos dos nossos comportamentos e pensamentos são completamente inconscientes, ou seja, já estão de tal forma mecanizados através de filtragens automáticas, generalizações, omissões, etc... que já fazemos determinadas coisas sem pensar no seu verdadeiro significado.

Então quando temos oportunidade de parar e ter alguém que nos guie neste auto-conhecimento, é absolutamente libertador



Muito resumidamente, o life Coaching é uma  ferramenta que permite aceder ao melhor que existe em cada um de nós. 
Numa sessão de Coaching, através de algumas perguntas poderosas, somos conduzidos numa viagem interior, onde visitamos os nossos padrões de comportamento e pensamento, e aprendemos a transformá-los em recursos  valiosos que nos ajudem a perceber coisas tão simples mas tão importantes como:
ONDE estamos AGORA (estado atual: como nos sentimos, o que se passa na nossa vida, que valores temos)...;

PARA onde QUEREMOS IR (estado desejado: o objetivo que queremos alcançar);

Quais os OBSTÁCULOS que existem (o que nos impede de avançar e como podemos contorná-los).




Parece assim muito simples mas na prática esta análise é poderosa!
No sábado, tive de me abstrair que o meu coach era o meu marido e lá fomos nós!!

O objetivo que levava para a sessão era muito simples: " quero alterar o meu estilo de vida (alimentação, exercício) de forma a ter uma melhor saúde e quero voltar ao meu peso ideal- 56kg".

Desde que fui mãe, o meu peso subiu e depois dos tratamentos a coisa ainda piorou, mas a verdade é que durante a quimioterapia e radioterapia,  e mesmo no ano a seguir, estava SUPER focada na minha saúde, era uma PRIORIDADE na minha vida e entretanto, com o passar do tempo, dou por mim completamente desfocada, com comportamentos pouco alinhados com esta "prioridade".

Depois de explicar isto ao meu coach (o mais charmoso que já conheci ;-), ele começou por me fazer pensar nos principais valores que tenho atualmente para a minha vida: " O que é realmente importante para ti?"
Resistindo à tentação de dizer " és tu, meu amor!", disse:
   
- O amor
- A família 
- O ajudar o próximo, tocar a vida das outras pessoas 
- O aproveitar a vida, cada instante
- As experiências novas e a aprendizagem que a vida me dá a cada momento..
- A amizade, a partilha ...

O Coach Filipe olha para mim com aquele olhar sereno e comenta: " é curioso que o teu objetivo para esta sessão seja a saúde e perder peso e que isso não apareça nesses valores... "  e continua:  "tens neste momento consciência da importância da saúde na tua vida?"

Fiquei gelada, sem conseguir responder. Visualizei todas as "asneiras" alimentares que tenho feito, o adiar da ginástica que tanto fazia, o adiar da alimentação saudável, da vida ativa, etc... E pensei: realmente eu não estou a colocar a saúde como um dos principais valores na minha vida... 
Como vou conseguir amar sem saúde?
Como vou conseguir estar em plenitude com a minha família sem saúde?
Como vou aproveitar a vida, cada instante, sem saúde?
Como vou usufruir das experiências novas e estimulantes desta vida, sem saúde? 
Estar com os meus amigos, sem saúde??....

E de repente percebi que estava a ser completamente incongruente! Os meus valores eram uns e o objetivo era outro! 
O Filipe continuou com a sessão e fez-me perceber que só quando eu voltar a interiorizar a importância da saúde na minha vida, e lhe der o respetivo valor, é que vou conseguir alcançar o meu objetivo de ser saudável e ficar em forma! 
As verdadeiras mudanças vêm de dentro, senão serão  fugazes....
Por isso que todas as minhas tentativas eram falhadas!

Percebi também durante a sessão que comecei a querer agir como  se nunca  tivesse tido cancro, como se nunca mais  fosse ter esse problema na vida!! Senti-me a fugir de enfrentar a minha realidade...

Estava a viver de tal forma desligada do meu problema de saúde, que já começava a prejudicar aquilo que é a base de tudo!

A sessão terminou comigo a interiorizar e a tomar nota de tudo o que vou fazer em concreto para atingir o meu objetivo ( com datas e prazos). 
A verdade é que me sinto muito mais comprometida porque aquela conversa me deixou alinhada e focada no meu propósito: ter saúde para poder viver intensamente!

Obrigada meu amor....











Comentários

  1. Que bom poderes ter um coach privativo que te pode orientar....persegue esse caminho, que sempre ajuda a atingir os teus objectivos. Na realidade, nada interessa tanto como a saúde, mas o Homem negligência-a e só se lembra quando ela falta....
    Como tu, também eu preciso de alinhar a minha mente e começar a fazer exercício, para tentar ultrapassar as limitações internas e externas com que fiquei pós ‘queda livre’... Bjs muito doces!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá alinhar estas prioridades! E cair em queda livre para uma vida mágica! Um beijo muito grande e obrigada pela partilha

      Eliminar
  2. Queridos Amigos, que orgulho imenso! Inês, estás sempre a ensinar-nos com o teu exemplo, a tua força, a tua alegria. Força, Foco e Fé. Parece um cliché, mas é muito mais do que isso, não é?
    Beijinhos a todos!
    Susaninha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida! Sim, o segredo da vida está nas coisas mais simples e que parecem estar tão perto!
      Um grande beijinho e obrigada pelo carinho ( também rimei! ;-)))

      Eliminar
  3. Gosto tanto tanto tanto de ti!
    Vizinhos mais lindos que tenho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida ladybug! Uma beijoca boa com muito carinho. Obrigada ❤️🌹

      Eliminar
  4. Mais um testemunho espetacular ❤️ obrigada, Inês! Que estejamos sempre focadas na nossa saúde, no amor e na vida! 😘🙏🙏🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês! Essa vossa força também me ajuda muito ❤️

      Eliminar
  5. Estava a sentir-me um pouco perdida e tens razão o foco tem de ser a saúde, tem de ser tentar estar o mais saudável que conseguirmos para que tudo se torne possível. :) o meu marido diz-me constantemente que a minha prioridade é ficar saudável, o trabalho, os filhos e o resto vem depois mas nem sempre é fácil quando se descobre que afinal se tem cancro aos 29 anos. Não é fácil descobrir que afinal a morte pode estar mais perto do que pensávamos, mas temos de lhe passar a perna. Temos de fazer exercício, comer bem e acima de tudo sorrir e ser feliz. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Cátia! A vida por vezes coloca-nos obstáculos difíceis de ultrapassar mas sinceramente, acho que no final todos estes momentos são preciosos pois são eles que nos vão moldar e fortalecer, são eles que nos fazem passar a ver a vida com outra gratidão...
      Um beijinho e muita força e pensamento positivo pois vai tudo correr bem

      Eliminar

Enviar um comentário

mais vistos