Cancro meu: Adeus perucas!

Hoje despedi-me do ultimo objeto que ainda me fazia lembrar a quimioterapia e a fase da minha vida sem cabelo - a minha peruca de cabelo natural! A mais curta já viajou há uns meses para Lisboa, para tapar uma carequinha de uma querida amiga daqui do blog :-) 
Foram 6 meses careca. Nunca imaginei que tal pudesse acontecer, mas aconteceu e entretanto já passaram mais 6 meses! 

Sei que para muitas mulheres, esta fase é das mais difíceis. É o sinal exterior da doença, do tratamento. É o beliscão que comprova que estamos acordadas e que aquilo está a acontecer. 

Havia dias em que me sentia muito bem, quase esquecia que tinha acabado de fazer uma sessão de quimioterapia, mas ao final do dia, quando entrava no banho, era obrigada a enfrentar a realidade e a gravidade da situação. Chorava muito....quase sempre nesse sítio, no banho, porque era ali que despia não só a roupa, mas o papel de mãe, de protetora, de mulher, de corajosa,... e me permitia sentir mais vulnerável.

Hoje entreguei a minha cabeleira comprida a alguém que vai precisar, que começa esta semana os tratamentos e que estará sem cabelo daqui a pouco mais de 15 dias. 

(Ainda se lembram??) 


Tinha tanto para lhe dizer... que senti que nem todo o tempo do mundo era suficiente para lhe poder transmitir o que me ía na alma! Sei tão bem o que é estar ali, confusa, com medo, nervosa...são tantos pensamentos que nos perseguem em busca da melhor resposta que nem sabemos por onde começar ou onde nos agarrar! Quimioterapia... efeitos adversos, o gânglio sentinela,  o cabelo quando vai cair... a alimentação, a medicação, etc, etc...

Agi com o coração e procurei naquele bocadinho que estivemos juntas, dar-lhe esperança, confiança e carinho. Temos de levar uma fase de cada vez. Gira ela vai ficar :-)) Não vale a pena pensar já em situações que só vão acontecer passado meses, senão estamos a engordar o problema.

É certo que um mesmo acontecimento pode ter vivências opostas. 
Já assisti a mulheres muito focadas no problema, a anteciparem 1001 preocupações, a visualizarem a sua pior versão e a optarem por hibernar durante os tratamentos, mas também já vi mulheres desde logo focadas em pensamentos positivos, a acreditarem que  vai correr bem, a aproveitarem a crise para fazerem as mudanças necessárias para uma vida mais realizada, feliz, vibrante e pude constatar que estas ultimas passaram pelos tratamentos muito melhor.



Só agora percebo o título do livro "o cancro foi a minha cura" da Vânia Castanheira. Aquilo no inicio parecia-me estranho, contraditório, parvo até! 
É que realmente às vezes é preciso um valente abanão para nos fazer parar....pensar.... e mudar!! Neste ultimo ano descobri coisas maravilhosas e sinto-me agora uma privilegiada- uma pessoa mais completa, mais segura. O Foco mudou. Passei a olhar para dentro e descobri neste caminho um lugar mágico, onde me apetece ficar!

Às minhas queridas companheiras de viagem, digo para terem calma. Podem chorar muito, mas prometam-me que a cada lágrima se ficarão a conhecer melhor, a amar mais intensamente e a acreditar no vosso poder...

 
PS- análises aos marcadores tumorais estavam ótimas, tudo normal! O esqueleto também está como novo ;-)
Beijoooooos



Comentários

  1. Lindo texto. Compreendo tudo que disse nesse texto, pois tenho me sentido assim tb. bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarissa! Quando sentimos as coisas na pele, conseguimos perceber tão bem as outras pessoas, não é? É uma sintonia perfeita ;-) beijinhos

      Eliminar
  2. Quando se escreve com o coração, saem textos lindos como este, menina linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que é feito com amor, é mais autêntico! Também me fizeste com amor, não foi?! ;-))

      Eliminar
  3. Que bom Inês, estar tudo bem contigo :D
    Tenho encarado o meu percurso com optimismo e tenho tido a sorte de ter como único efeito secundário, para já, a queda do cabelo... Foi muito difícil, não conseguia olhar-me ao espelho e aí, sim, chorei muito pela primeira vez neste processo todo. Felizmente, com toda a minha força, já consegui ultrapassar essa fase e já me olho ao espelho com um sorriso no rosto e divirto-me a fazer caretas engraçadas. Já fiz a cintigrafia e os TACs e tudo está ok :) Na próxima quarta farei a minha terceira quimio e sei que vai correr tudo bem :D
    Beijo grande para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Obrigada por seres a minha inspiração ❤️🌺❤️🌺❤️🌺❤️🌺

      Eliminar
    2. Querida Ilda, tu é que és uma inspiração e as tuas palavras são muito boas de ler e sentir.... Obrigada eu pelo carinho! Continua assim forte e qualquer coisa que precises, estou aqui (podes ligar, escrever ou até vir ter comigo para tomarmos um chá ;-)

      Eliminar
  4. Estou mesmo muito contente pelos logros na tua corrida do cancro....! se que para muitas de tuas seguidoras es um exemplo a seguir !!! e gosto que ajudes com a tua experiência a muitas pessoas que estão na mesma situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Olenka! Um grande beijinho. És uma pessoa 5 estrelas...

      Eliminar
  5. Cara amiga, só hoje me foi possível vir ao teu blog e ao Facebook, mas valeu a pena dar aqui um salto e ver-te como estás feliz amiga, e poder constatar que afinal eu não estava enganado, quando te dizia, quantas vezes tu te refugiavas no teu quarto e as lágrimas eram mais que as mães eu tinha esse pressentimento porque a nossa amizade era e é muito verdadeira, como me dava também contigo e com o Filipe e quanto adoro o Francisco não esquecendo o Bernardo que pouco convivi ao brinquei com ele mas também está dentro do meu coração.
    Amiga Inês faço votos que tu ajudes realmente quem de ti precisa com os teus conselhos, eu estou a recuperar bem graças a Deus, espero dentro de dias poder ir fazer-te uma visita pessoalmente e estar junto dessa bela família. Um beijinho com muitas saudades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já temos saudades vossas! Um beijinho e obrigada por todo o carinho! Os amigos conseguem ver muito além de um sorriso... Beijos

      Eliminar
  6. Inês, estou muito feliz por saber que estás bem. És uma grande mulher. Beijocas grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estou muito bem, Luísa! E todo este apoio ainda me põe melhor e cada vez mais forte ;-) beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

mais vistos