Cancro meu: Porque aparece o cancro de mama??


Desde que fui diagnosticada com cancro de mama, há uma questão que paira no ar, por mais que aceite o que aconteceu, que dê a volta a tudo isto, que me sinta a recuperar! E essa questão é:
" Porque aparece o cancro de mama?"

Há 1 ano e meio que tenho estado atenta às várias explicações para este fenómeno que parece afetar cada vez mais mulheres de todas a idades, por isso decidi fazer aqui um resumo das principais razões e teorias para o aparecimento deste tipo de cancro:

Histórico familiar
Mulheres que tenham caso de cancro de mama na família estão mais sujeitas a desenvolvê-lo também (1 parente de primeiro grau com cancro de mama bilateral, 2 ou mais parentes com cancro de mama, e por aí fora). 
Por isso, nestes casos, é importante estar mais atenta a qualquer alteração na mama, através da sua cuidadosa apalpação e observação, assim como com acompanhamento médico regular (realização de ecos mamárias, etc..). Apesar de tudo, estes casos de origem genética representam uma percentagem pequena do total de casos de cancro de mama.

Gravidez tardia
Nos dias que correm, quem é que tem filhos antes dos 30?? Pois é, mas o aumento do risco pode ser maior quando a primeira gravidez ocorre depois dessa idade ou quando há ausência de gravidez. Isto porque, segundo me explicaram, a correta "formação" da mama só acontece depois de passar por um processo de gravidez e amamentação.

Toma precoce e prolongada da Pilula
Ainda esta semana conversei com um médico que está muito ligado a esta área da mama, que me disse que se começa a suspeitar que uso prolongado e precoce da pilula possa estar ligado ao aumento de cancro de mama. E isto tem a ver com a quantidade de estrogénio que as pilulas continham antigamente. Muitas mulheres começaram muito cedo a tomar a pilula (antes dos 17 anos) e tomaram por vários anos seguidos (antigamente isto não se verificava....)
Hoje em dia as pilulas já têm uma dosagem mais baixa de estrogénio.
As mulheres que menstruaram cedo (antes dos 12), assim como as mulheres que entraram na menopausa depois dos 55 anos também têm um risco ligeiramente maior de ter cancro de mama (tem a ver com o aumento da produção hormonal).
Estilo de vida
Já há estudos que referem que o consumo de bebidas alcoólicas está ligado a um maior risco de desenvolver a doença, assim como a falta de atividade física ou a obesidade.
A ingestão de açúcar (sobretudo aquele refinado) e a alimentação mais processada (alimentos enlatados, pre-cozinhados, fumados, etc..) também contribuem para o seu aparecimento.
Importante fazer exercício, nem que seja uma caminhada todos os dias! Beber muita água e evitar bebidas alcoólicas.
Se precisarem de mais dicas, vejam os meus posts sobre alimentação:
alimentação anti-cancro. as mudanças necessárias
3 pilares para viver com saúde
A importância do PH
dicas de alimentação anti-cancerígena


Choques emocionais
Sim, leste bem! ;-)
Entramos aqui numa área que gera bastante polémica, mas na qual eu acredito muito.
Para além da alimentação, obesidade, toma da pilula ou gravidezes tardias, existem outros fatores, resultantes de experiências vividas ou emoções negativas que podem originar doenças físicas! Basta pensarmos nas doenças psico-somáticas, cientificamente comprovadas, onde a ansiedade está na sua origem: asma, hipertensão, doenças de pele, gastrites, entre muitas... (ver o meu post: origem emocional das doenças).

Vários médicos ao longo dos anos estudaram esta área e chegaram a conclusões surpreendentes. Vou-vos contar a história de um desses médicos que fez um trabalho cientifico brilhante e que por razões que a razão desconhece (mas imagina) , nunca o conseguiu divulgar.

O Dr Hammer, nascido em 1935 na Alemanha, após ter perdido o seu filho que foi baleado acidentalmente, desenvolveu cancro nos testículos e como sempre tinha sido saudável, imaginou que o seu cancro poderia estar relacionado com o enorme choque emocional que teve.


Começou a investigar vários dos seus pacientes com cancro e conseguiu encontrar uma relação direta entre algum tipo de choque emocional que os pacientes experimentaram e o cancro que tiveram, provando que existe uma ligação direta entre o cérebro (determinado choque emocional afeta uma área correspondente do cérebro) e o corpo (que depois somatiza esse choque).

As células do cérebro que recebem o impacto causado pelo tal conflito emocional, enviam um sinal bioquímico para as células do organismo correspondentes (cada zona do cérebro tem um órgão correspondente), causando o aparecimento do tumor.

O Dr Hammer classificou os seus estudos (mais de 40.000 casos devidamente documentados), como " as 5 leis biológicas da Nova medicina germânica", baseadas nas leis naturais da embriologia e da lógica da evolução, desafiando assim todos os parâmetros da medicina tradicional.

Com base neste estudos, concluiu que os cancros são uma forma natural do organismo responder perante um choque emocional, com o intuito de se salvar (instinto de sobrevivência).

Um exemplo: o cancro do pulmão está muito relacionado com o medo de morrer. Por algum motivo a pessoa experimenta sensações que o levam a ter este medo e o organismo, para se defender e para sobreviver, envia sinal para os pulmões para estes começarem a aumentar os alvéolos pulmonares. este aumento é desgovernado, levando à formação de tumores.

No caso do cancro de mama ductal, o conflito que está na sua origem tem a ver com uma perda ou separação de um filho, ou parceiro ou com o facto de querermos separar-nos de alguém que nos fez mal e de quem sentimos medo.


Segundo Dr Hammer, a cura está na identificação do conflito que se esconde por trás da manifestação física e na sua resolução. A partir do momento em que o conflito está resolvido, o tumor começa a regredir. Ele construiu um mapa super completo que associa todos os tipos de tumores (e praticamente todas as doenças) a uma área do cérebro e a um tipo de conflito emocional, fazendo assim uma relação sempre direta entre psique, cérebro e corpo (o mesmo tipo de conflito afeta sempre o mesmo ponto do cérebro).


Sei que a maioria das pessoas não acredita neste tipo de abordagem, até porque a nossa sociedade e cultura estão muito pouco abertas a ela, mas eu digo-vos que a respeito muito e ponho em prática os ensinamentos que daqui retiro pois, apesar de ter recorrido à medicina tradicional, sempre acreditei que o segredo para o sucesso da nossa recuperação vai muito mais para além do tratamento farmacológico.

Este livro " la medicina patas arriba" é muito interessante e levanta a questão: e se Hammer tiver razão??

Se quiserem ler mais sobre esta área, convido-vos a pesquisarem um pouco mais aqui sobre a "Nova medicina germânica". É super interessante e dá que pensar!

Muitos beijinhos e não se esqueçam de, para além do estilo de vida, nunca descurarem a parte emocional!














Comentários

  1. Excelente post Inês. Aproveito para pedir desculpa por ainda não te ter enviado o texto com o meu testemunho como prometido, mas ainda estou sem computador. Agora com a net nos tlm é o que dá. No trabalho não consigo sinceramente. Bj grande

    ResponderEliminar
  2. Olá! Não te preocupes!!
    Obrigada e que bom que gostaste do post! Vale a pena acederes ao link sobre a nova medicina germânica.
    Espero que tudo esteja a correr muito bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está Inês. Cansada mas realizada (tem a ver com a nova fase profissional) Comemorei ontem 2 anos que me despedi do meu "bichinho". Tu estas Maravilhosa, tenho acompanhado. Eu pintei o meu já enorme cabelo esta semana para comemorar. Voltado ao teu texto. Fez 4 anos em Outubro que assisti a uma conferência dada por médicos e enfermeiros,que se realiza todos os anos no auditório da faculdade de medicina dentaria, em Lisboa, sobre medicina e espiritualidade, que nesse ano teve por tema "A influência dos sentimentos no nosso corpo". É muito bom. Todos os anos esgota com meses de antecedência porque os conferencionistas são óptimos e profissionais recolhecidos. Bj grande. Célia Galego

      Eliminar
    2. 2 anos? Que bom!! E se esse cansaço fôr fruto de realização, então cansa-te à vontade ;-)) esse cansaço é bom e saudável! É sinal que estás cá, com saúde e motivação para abraçar a vida e os desafios!!

      Eliminar
  3. Como sempre, bem escrito e com excelente base científica. Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada!!! Estás muito gira de volta ao loiro :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!! Obrigada! O cabelo cresceu imenso, já viste? Está a ficar tão giro!! E loira sinto-me mais eu ;-))

      Eliminar
  5. Realmente Inês Costa, consegues fazer aqui uma resenha do que é o cancro e os efeitos negativos que o mesmo poderá produzir, deixas um alerta principalmente para a juventude dos perigos que é a Pílula e os efeitos que a mesma poderá causar, como também para quem já alcançou a menopausa que ainda está dentro do circulo de alcançar o cancro, realmente deixas aqui no teu blog uma boas dicas para as Senhoras principalmente que são aquelas que em maior numero são apanhadas na teia dessa maldita doença que é o CANCRO DA MAMA . bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Fernando, obrigada pelas suas palavras tão amigas :-)) muitos beijinhos para toda a família

      Eliminar
  6. Olá ,
    já há um tempo que sigo o seu blog.
    Eu também tive cancro da mama (2 vezes).
    Vivo na Alemanha e quando li o seu texto fiquei um pouco apreensiva. O nome do médico nao me era desconhecido. Fui averiguar (Wikipedia, para si o mais provavel é em espanhol, pois nao encontrei em português) e cheguei à conclusao que eu já tinha lido algumas coisas sobre este médico.
    Nao me inspira qualquer confianca.
    Desculpe estar a dizer-lhe isto, mas achei de bem chamar-lhe à atencao.
    Beijinhos e parabéns pelo seu blog.
    Filipa Coelho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos