Cancro meu: Dicas de alimentação anti-cancerígena

Acredito muito no poder da alimentação. Sempre achei que somos o que comemos.






Tenho constatado que existem diversos estudos que provaram cientificamente a redução, quer da incidência, quer da recidiva do cancro de mama. Assim sendo, faço aqui um pequeno resumo dos 5 alimentos TOP, TOP que qualquer mulher com este problema deve ingerir diariamente para ganhar anos de vida ;-))


 1. Chá verde: 




As folhas de chá verde são ricas em catequinas, as grandes responsáveis pelo seu potencial anticancerígeno.

Vários estudos têm comprovado as propriedades anticancerígenas do chá verde em cancros como o da mama, próstata, bexiga, entre outros.

O chá verde, segundo pesquisei, é o chá mais estudado e com mais provas dadas quanto ao seu potencial no combate ao cancro da mama

Não custa nada passar a incluir este chazinho delicioso na na nossa rotina diária! Costumo fazer logo pela manhã! Mal a água começa a fazer umas bolhinhas, mesmo antes de ferver, colocar as folhas de chá verde (biológico) e deixar repousar 5 minutos, sem mexer. Beber 3,4 canecas/dia 


2. Bróculos



São ricos em 3-indol-carbinol, uma das substâncias mais estudadas atualmente para o tratamento e prevenção de vários tipos de cancro. Contêm também um grande poder antioxidante e anti-inflamatório que estimula a morte celular das células cancerígenas e inibe a formação de vasos sanguíneos pelos tumores e a formação de metástases, nomeadamente no cancro da mama.

Selecionei algumas ideias para fazer refeições com broculos.


3. Cogumelos
Nunca pensei que os cogumelos tivessem tantas propriedades anti- cancerígenas! É impressionante! Sejam eles de que tipo forem, sejam cozidos, assados, grelhados,... mantêm sempre as suas propriedades. E ainda para mais são deliciosos e há imensas receitas maravilhosas com  cogumelos.

Mais alguns exemplos de refeições com cogumelos!! Adoro as setas a la plancha, o risoto integral de cogumelos e sou da beringela recheada. Já estou com agua na boca ;-)


Eles contêm muitas substâncias na sua composição, com inúmeros benefícios. Fiz aqui um resumo:
  • Imunidade: estudos mostram que os cogumelos têm propriedades antitumorais, antivirais. O consumo de cogumelos brancos provou aumentar a actividade das células NK (natural killers), responsáveis por detetar células que estejam infetadas por um vírus ou danificadas e destruí-las. Os cogumelos são ainda ricos em β-glucanos, moléculas com grande potencial na quimioprevenção do cancro
  • Angiogénese: Estudos mostram propriedades antiangiogénicas nos cogumelos, impedindo ou dificultando o aparecimento e crescimento das células de cancro.
  • Aromatase: os cogumelos contêm "inibidores de aromatase", uma enzima que produz estrogénio e é responsável pela regulação dos seus níveis no organismo. Tem assim uma ação benéfica comprovada na prevenção do cancro da mama e de outros dependentes desta hormona.
"Especificamente no caso do cancro da mama o consumo de cogumelos parece estar associado a uma diminuição significativa de risco tanto em fase de pré-menopausa como de pós-menopausa

Um estudo revelou que as mulheres que comem, pelo menos o equivalente a um cogumelo pequeno por dia apresentavam uma diminuição de risco de cancro da mama em 64%. Quando combinavam cogumelos com o consumo de chá verde a percentagem de diminuição de risco aumentava para os 89% nas mulheres em fase pré-menopausa e 82% nas mulheres em fase pós-menopausa."

Fiquei admirada quando li toda esta informação!!!

4. Verduras avermelhadas: tomate, cenoura, beterraba, abóbora, pimento vermelho 

São ricos em antioxidantes que previnem o envelhecimento celular, uma das causas mais conhecidas de cancro.

Adicionar porções diárias de cenoura nas refeições é a dica mais recente dos médicos no combate à doença.

A indicação é resultado de uma pesquisa realizada na prestigiada Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos. 

Os médicos descobriram que o poder dos carotenóides, presentes nos vegetais alaranjados, ajuda as células a permanecerem saudáveis por mais tempo.

 A novidade foi anunciada após um acompanhamento rigoroso de 12 mil pacientes, 5.700 com diagnóstico de cancro de mama e 6.300 mulheres saudáveis, para controle.



Só de olhar para estas cores, percebemos que são super-alimentos! Adoro comer um prato colorido.

Devemos consumir alguma verdura avermelhada todos os dias, de preferência  crua, em salada, misturada com cebola e verduras de folha verde. 



5. Cúrcuma ou Açafrão-da-Terra 

 A curcuma é um pó amarelo intenso extraído das raízes da cúrcuma longa, uma planta da família do gengibre (mas não tem aquele sabor meio picante do gengibre).
 Comum na culinária tradicional indiana, este condimento inibe a proliferação de células cancerígenas do tumor pelo organismo.





Pode-se usar a cúrcuma diariamente nos ovos mexidos, arroz, carnes, vegetais e caldos, mas  também combina bem em maças assadas ou pães.

Espero que tenham gostado! Mas agora é preciso passar à ação e introduzir todos os dias estes milagrosos alimentos nas nossas refeições!! 


Eu tenho feito este esforço e sinto-me muito melhor a todos os níveis. A pele anda mais bonita, sinto-me menos cansada, com mais energia, controlo o meu peso sem inchar,... São só benefícios!!

Já viram quantos looks consegui em 2 meses ;-)
A primeira fotografia, com meu cabelo ainda. Na segunda, quando rapei pente 5, a terceira com a prótese sintética e a quarta com a prótese natural! Temos é de ser criativas, olhar ao espelho e perguntar : "cancro meu, há alguém mais bela do que eu?" ;-))
Beijoooooooooooos

Comentários

  1. Miga, inspiras me... apesar desta partida que a vida te pregou, não deixas de te reinventar. Apear de tudo isto, vais mantendo certa e segura a definição do teu ser. A força da natureza que és!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês (amigas do coração) é que me inspiram a cada dia que passa... E me fazem querer cá ficar e lutar com muita força!

      Eliminar
  2. Tu és mesmo MARAVILHOSA!! Cheia de FORÇA!!! Beijos, muitos!!

    ResponderEliminar
  3. Quatro "looks" diferentes de uma só maravilha: TU!

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês!
    Descobri na sexta-feira que tenho cancro da mama e ainda estou apavorada mas ver a forma leve como esta a reagir dá-me alento...beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos