Cancro meu: a importância do PH



Tenho andado a investigar uma matéria muito interessante e que para mim faz todo o sentido! A importância do PH no nosso corpo e as implicações que isso pode ter na nossa saúde e no aparecimento ou não de um grande número de doenças!

Vejam comigo se isto não faz sentido: o PH, ou potencial de hidrogénio iónico, é um índice que indica a neutralidade, alcanilidade ou acidez de uma determinada substância.

A escala, como todos nós nos lembramos de estudar, vai de 0 a 14, sendo que 0 é o máximo de acidez e 14 o máximo de alcalinidade. O PH neutro ronda o valor 7.

E o que é que isto tem a ver com a nossa saúde??

Vários estudos sugerem que a acidez do sangue está diretamente relacionada com o aparecimento de diferentes doenças. O valor normal do PH sanguíneo deve ser de 7,4. Abaixo desse valor, a acidez do sangue torna-se num meio propício para o desenvolvimento de  variados fungos, vírus e bactérias.

Sabe-se, por exemplo, que o cancro necessita de inflamação e meio ácido para nascer e progredir. Assim, num organismo ácido, estão todas as condições juntas para se iniciar o processo.

Por outro lado, um PH levemente alcalino, aumenta a oxigenação das células e a imunidade, protegendo o organismo de diversas agressões!

E como é que conseguimos assegurar um PH correto?

Através da alimentação e da ingestão de água com o PH correto. A agua tem um papel fundamental no nosso corpo. 95% do nosso sangue é composto por água e o corpo humano possui cerca de 65% de água.

Mas e se a água  que ingerimos fôr muito ácida?? Já repararam no PH da água que compram todos os dias no supermercado? Eu agora sempre que vou à compras reparo nisto!! 

A maior parte das águas tem um PH que varia entre 4,5 e 6!! E a verdade é que devemos consumir, no mínimo, água com um PH neutro, sendo que a água com PH mais alcalino é o ideal para a saúde pois acaba por neutralizar os efeitos da acidez ingerida na alimentação.

Existem algumas marcas no mercado : água de Monchique (difícil de encontrar...há no recheio), a carvalhelhos e a evian (cara) são alguns exemplos.

Outra forma de assegurar este equilíbrio
no nosso organismo é através da alimentação. Devemos ingerir cerca de 70% de alimentos alcalinos vs 30% de alimentos ácidos.


Fica aqui o conselho: alimentação saudável e água de qualidade! Sem entrar em fundamentalismos, tudo com o máximo equilíbrio e bom senso!
Beijinhos alcalinos ;-))





Comentários

Enviar um comentário

mais vistos