Cancro meu: primeiros sinais


Muitas vezes me perguntam se eu não tive nenhum sintoma, um sinal, uma luz, uma visão de que algo estaria mal comigo

Este é um assunto que ainda não tinha abordado aqui porque é muito forte para mim... e ainda não está totalmente esclarecido na minha cabeça. 

Mas decidi que, apesar de correr o risco de me acharem meia "choné", valia a pena partilhar aqui um momento muito marcante em todo este processo, mesmo antes de sonhar com esta realidade.

Umas semanas antes do diagnóstico de cancro de mama, frequentei um curso de PNL - programação neuro-linguística. Gosto de psicologia, de compreender o comportamento humano, as emoções. Já tinha feito outros cursos nesta área e senti este ano uma necessidade forte de o fazer!

A PNL é uma área fascinante! Trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos: Visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. 


O mais fantástico na PNL é que, ao tomarmos consciência do poder desta programação neurolinguistica, conseguimos jogar com um conjunto de ferramentas incríveis para alterar comportamentos, emoções mais negativas, crenças, etc...

Nada acontece por acaso,  e eu até fico arrepiada de pensar no que aconteceu durante os 3 dias intensivos de curso

A verdade é que decidi fazer o curso porque sentia que algo já não estava bem..
Sentia-me cansada, desmotivada, rendida, mas continuava a agir como se tudo estivesse normal. Numa tentativa de me enganar a mim própria, como se estivesse sempre a fugir...

Num dos exercícios, a formadora, que é psicóloga de formação e coach em PNL, sentada à minha frente, pediu-me para fechar os olhos e pensar numa emoção que me perturbasse, com a qual eu não estivesse satisfeita

Nada me ocorria... nada de concreto. Não conseguia verbalizar.

A verdade é que ela me conduziu devagarinho para um estado de meditação... e eu chorei muito, muito, como uma menina desamparada... 

Nem eu percebia porque estava assim naquele estado, quando tudo estava aparentemente tão bem na minha vida, nem a formadora  estava a conseguir compreender a minha aflição.

Afinal eu sou, e sempre fui, uma pessoa alegre, extrovertida, tenho uma família maravilhosa, nunca passei grandes dificuldades na vida! Achava que não tinha nada de errado nas minhas emoções.

Foram 3 dias intensivos de curso. Chegava a casa de rastos, confusa, perdida, sem rumo! Porque é que eu choro assim???? Serei uma infeliz e vivo uma mentira?? Será que é por aquele ambiente do curso ser intenso e ver outras pessoas mais fragilizadas??

Andei com a cabeça às voltas... O curso terminou. Fiquei com aquela sensação de pedra no sapato, de assunto mal resolvido, mas segui em frente.

Depois do curso, passado 2 ou 3 semanas, descubro na mama direita um nódulo grande, com cerca de 3 cm...

Tenho cada vez mais a certeza que o descobri graças às emoções que experiênciei durante o curso, que aceleraram todo o processo e me mostraram de uma vez por todas que eu tinha de parar e olhar para mim! Foi tipo o grito do Ipiranga!!

Sei agora que estava assim porque tinha um cancro dentro de mim, a alastrar-se a uma velocidade ultra-sónica!  Eram muitas emoções contidas, uma dor inexplicável...

É realmente importante ouvirmos o nosso corpo, relaxarmos a mente e percebermos cada sinal que estes nos dão!  É o maior conselho que vos deixo e que deixo para mim própria! 

Posso-vos dizer que mudei muito e me coloquei em primeiro plano! Eu tenho de me amar, de me tratar, de escutar o que o meu corpo e espírito têm para dizer. Só assim posso ser feliz e fazer os outros felizes!



.




Comentários

  1. Olá minha heroína, isto que contas te é verdade os sinais estão sempre presentes nós é que andamos tão envolvidos família e trabalho que nos esquecemos de nós e dos sintomas que surgem. Mas o importante é teres reparado a tempo e estas a superar pq és uma vencedora. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo... A vida muitas vezes é tão agitada que nos cega e nos impede de reparar nas coisas mais importantes!

      Eliminar
  2. Nem tudo é mau nas paragens forçadas que a vida nos obriga a fazer. Nem tudo é mau quando temos de abrandar na velocidade dos dias. Às vezes chegamos mais rápido onde queremos indo mais devagar. Quando a vida obriga a parar o melhor é não resistir. Aproveitar para alinhar pensamentos, repor energias, olhar e ver, ver e reparar. Aproveitar o tempo para recuperar. Olhar para a agenda do que temos pela frente e ter a certeza absoluta que quando voltarmos à velocidade dos dias, às rotinas, à distância que nos separa desta paz e desta visão do grande plano, tudo vai correr bem. Porque para quem se habituou a fazer o que tem de ser feito, a ousar descobrir entre tentativas e erros o equilíbrio possível dos dois mundos, a ter na gratidão o barómetro de quem sabe esperar pelo resultado das suas lutas, esta pausa, esta pequeníssima e ainda assim imensa pausa, dá espaço (tempo e ar) para respirar tudo aquilo que somos e a imensa sorte que temos, por ser quem somos e estarmos rodeadas por pessoas muito especiais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegues ter sempre as palavras certas... Que conseguem de uma forma simples mas profunda, transmitir a essência da vida e de cada momento.

      Eliminar
  3. :) :) O teu poder é incrível, esticas o braço e sacas logo um arco-íris!!
    Tá linda a foto! MUA***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou uma super heroína, de peruca loira, que rouba arco-íris num gesto de magia! É uma história encantada esta minha ;-))

      Eliminar
  4. Meu amor.. és especial.. cada frase que leio.. é mais um pedacinho especial que descubro de ti e também, infelizmente do que não fui conseguindo descobrir ao longo dos teus 36 aninhos comigo.. Obrigada maninha e continua.. inspiras emoções bonitas e profundas em mim! Amo-te.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liiiiiiiiinda do meu coração!! Amooooooo-te mais ainda!

      Eliminar
  5. Fiquei emocionada com o que conseguiste passar para este teu espaço! És realmente especial. Obrigada por seres minha filha!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos