Cancro meu: Preparativos para a 4a quimioterapia: DOCETAXEL


Confesso que estou ansiosa. Amanhã vou fazer a 4a sessão de quimioterapia, mas com uma nova droga - o DOCETAXEL, que pelo que li, de doce não tem nada!!

Agora que me estava a habituar à 
"vermelhinha" (FEC), já sabia com o que contar, já conseguia dar a volta aos sintomas, aceitá-los, enganá-los às vezes, agora tudo vai mudar... Vem aí mais uma aventura, mais um caminho desconhecido e só espero que a primeira sessão desta 2a fase de tratamentos corra bem.



Fazendo o balanço destas 3 sessões com a droga FEC, faço aqui um resumo dos principais sintomas:

- nos 3 primeiros dias após cada sessão, tive de tomar dexametasona ( 10 min depois do pequeno almoço e do jantar). É um corticóide utilizado para prevenir as náuseas e vómitos da quimioterapia. Noto que, enquanto tomo este comprimido, fico com a pele mais vermelha na cara e peito.

- náuseas: mal cheguei a casa depois da primeira sessão, passado 1 ou 2 horas comecei a sentir uma enjoadela complicada mas entretanto tomei um medicamento para dormir (dormidina) e acabei por adormecer e acordei muito melhor! Essa semana que se seguiu, andei sempre ligeiramente enjoada, mas tomei muitos medicamentos homeopáticos (sobretudo nux vomica e cardius marianus) e aguentei bem.

- Na primeira semana após os tratamentos não tive muito apetite, mas a verdade é que o enjôo passava enquanto comia... E depois voltava outra vez! Por isso, dava comigo a querer mordiscar qualquer coisa durante muito tempo, ou a prolongar as refeições.

- no 5 e 6 dias após a sessão também tive cólicas e dores de cabeça, mas forcei- me a sair de casa, por insistência do maridão, que nunca me deixou desistir e nos momentos mais difíceis, tirou-me logo de casa.

- na 2a semana após o tratamento é aquela em que estamos com as defesas do organismo mais comprometidas. Por isso nada de shoppings com muita gente, transportes públicos em hora de ponta, etc... Cuidado para não apanhar frio ou muito sol na cabeça! 
Eu nesta semana senti um pouco de falta de ar e algum cansaço
Lembro-me de ir toda confiante para a minha ginástica, começo a caminhar na passadeira e passado 10 minutos estava esgotada, sem forças, meia tonta e então decidi parar, vim de imediato para casa e foi a única vez que me meti na cama e dormi umas 2 horas - o corpo pedia descanso...

- a terceira semana dos 3 tratamentos com FEC é TOP! Começamos a ficar cheias de energia, já não há praticamente vestígios de enjôo nem coisa nenhuma!
O único problema é no primeiro tratamento, já que para muitas mulheres é a PIOR FASE da Quimioterapia pois nesta terceira semana é quando, na maior parte dos casos o CABELO COMEÇA A CAIR! (No meu caso caiu passado mais uma semaninha).

Cerca de 18 dias após o primeiro tratamento ele cai.
A partir do  12o dia devemos prender o cabelo e não lavar. Só rapamos pente 0 quando sentirmos que ele está a sair pela raiz! Pode parecer esquisito para quem não passou ainda por isto, mas a verdade é que começa por uma queda normal ( daquelas que todas já sentimos) mas de repente ao puxar junto à raiz sai assim como se estivéssemos a puxar uma folha de um ananás maduro... Pela raiz mesmo... É uma sensação inexplicável, entre o bizarro e o assustador.

Estava muito esperançosa que não me caísse. Achava que ía ser diferente e desafiar as leis da gravidade capilar! 
Em pequenina chamavam-me vassourinha!  Eu tinha uns cabelos muito lisos, completamente espetados, como uma vassoura. 

Para além disso, não tinha muita sensibilidade no couro cabeludo! Não sei como descobri esta característica, mas lembro-me que minha prima Cacá adorava puxar-me os cabelos e ver que eu não tinha dor nenhuma! Ficava tudo incrédulo e e então o passatempo era puxarem até quase me levantarem os pezitos do chão. E eu ria-me. Que estupidez!

Então, voltando à quimio, achei que tinha super poderes na cabeça e que tinha chances de ficar com o meu belo e forte cabelo loiro de vassourinha mágica!

Passou a semana de alerta vermelho e nada, continuava com uma juba invejável! Ainda fui ao cabeleireiro lavar e fazer brushing. E nem estava com queda.

Na semana em que fiz a segunda quimioterapia (3 dias depois) lá fui eu e os meus cabelos, todos vaidosos para mais uma aulinha de Pilates e durante a aula comecei a sentir que largava cabelos compridos por todo lado. Tentava escondê-los debaixo do tapete do treino, porque eram muitos e apesar de clarinhos, notava-se bem.

A aula nunca mais acabava...e no final, fizemos 10 minutos de relaxamento, com música zen, deitados, olhos fechados, apenas a ouvir a voz da professora, que nos guiava para um estado de meditação, que para mim foi tão profundo que desatei a chorar... Não conseguia controlar e as lágrimas escorriam-me pela cara. Conseguia ouvi-las a cair no colchão... que escondia os meus cabelos loiros.

Termina a aula, levanto-me meia atrapalhada, visto o casaco, saio à rua e quando encontro um local tranquilo com pouca gente, puxo uma madeixa...fico com um molhe de cabelo na mão, sinto aquela sensação que já descrevi e choro alto, completamente descontrolada, já não queria saber se alguém via, queria lá saber! Eu estava a ficar CARECA

Ligo para a minha mãe, desabafo... Ligo para o meu marido, desabafo, choro, regateio... Ligo para uma amiga minha e queixo-me! 25 conselhos depois, desligo o telefone e SIGA! Limpo as lágrimas e penso: "Tem de ser, já sabia disto!! Vou rapar, colocar a peruca que já encomendei e vou ficar fantástica!" E repeti esta frase até chegar a casa e abraçar a minha família.

Eu e a minha irmã Nené! Ela muito atenta a inspecionar o meu (pouco) cabelo, logo após rapar. Passei de vassourinha a piaçaba, meu deus!! 


Eu a Sameiro, a cabeleireira e conselheira estética que trabalha em Braga e no Porto na mamahelp (aconselho qualquer mulher que esteja a passar por isto, a visitar esta senhora, nem que seja só para conversar). 


Para terminar (hoje estou mesmo faladora ;-)) o grande pilar para aguentar todo o processo até então - notícia de cancro da mama, operação, recuperação e as 3 primeiras sessões de quimioterapia, foi, sem duvida, a família! Um amor que trata, cura, fortalece cada célula do nosso corpo. Obrigada por tudo e já agora, aturem-me só mais um bocadinho... Já só faltam 3!! 


Os meus filhos lindos, como não hei-de ter forças para lutar??!

Eu e o meu maridão! Que eu admiro, respeito e amo cada vez mais! Obrigada por me fazeres sentir sempre bonita, atraente, desejada, protegida, apesar desta cara de tartaruga. És o meu herói.


A minha irmã que é a minha melhor amiga! Amo-te tanto...


A minha alma gémea! 



A minha prima Cacá, que é como irmã mais velha. Viveu connosco. Faz parte da família e é uma "mana" galinha! I love u



 E o meu pai em versão "formiga atómica"! Um homem que sempre me passou ensinamentos de força, coragem, de olhar para frente, positiva, alegre, destemida e aventureira! Somos tão parecidos. E agora, mais do que nunca, sinto isso! 

Amanhã já dou notícias acerca da nova quimio! Beijos para todos e obrigada por me seguirem... E me aturarem também!







Comentários

  1. Ola minha heroína este fim de semana não te vi. A Teresa queria ver para te dar um beijinho e te dizer para não te esqueceres que pensamentos positivos trazem sempre coisas boas. É o que ela me diz. Bjiinhos de todos nós vai correr tudo bem como mostras no teu relato tem um bom apoio e isso ajuda muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia! É verdade, este fim de semana foi muito atribulado e ainda me lembrei de tocar na tua porta, mas já era tarde e tive medo de incomodar. Manda

      Eliminar
    2. Manda muitos beijinhos à Teresa e diz-lhe que eu faço sempre isso e depois mostro-lhe a minha lista secreta das coisas que me fazem feliz! Só a ela, mais ninguém pode ver ;-)

      Eliminar
    3. Logo qd ela chegar da escola e vir a msg vai ficar muito feliz. Podias tocar deitamos sempre tarde, e falávamos um pouco e tomavamos um cafezinho enquanto eles brincavam. Beijinhos grandes de todos nós e sabes que os nossos beijinhos são grandes como nós e hj td vai correr bem pensamentos positivos <3.

      Eliminar
  2. Minha querida vassourinha ou minha querida piaçaba, é linda e emocionante, como de costume, a descrição das tuas peripécias nesta nova fase da tua vida. E como é linda a tua familia, e como me sinto orgulhosa de estar no centro dela. Sabes o que sinto por ti....e o que os outros tb sentem; e é esse amor que te vai ajudar sempre.

    ResponderEliminar
  3. Olá Super Inês. Como te sentes hoje? Como correu o teu primeiro encontro com o Docetaxel? Espero que te estejas a sentir bem e de novo a fintar e a lutar com essa tua garra todos os sintomas que possas estar a sentir. Estou a aguardar mais noticias tuas. Um beijo e um abraço grande das gentes de Guimarães.

    ResponderEliminar
  4. A tua força, a tua inteligência e a tua generosidade está presente em cada palavra deste blogue. Acredito que é a tua gratidão pela vida que te enche de coragem! Um grande beijinho, estarei sempre a torcer por ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vânia pelas tuas sinceras palavras! Acredita que entram no meu coração.

      Eliminar
  5. Inês, é peculiar e extremamente emocionante e encorajador a forma como enfrentas e partilhas este capítulo mais difícil da tua vida. Seguir-te-ei sempre, com a certeza que irás caminhar até ao cume da montanha e que de lá, olharás para trás, junto dos teus e terás ainda mais a certeza, que a tua vida é encantadora, um reflexo sincero de tudo aquilo que és. Um grande beijinho, cheio de "swag"-que aqui entre nós- é coisa que também não te falta. Estás linda! :) Sara Ferrão

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Gostaria de saber como vc está
    Meu pai está fazendo quimioterapia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos