Cancro meu: 5a sessão de quimioterapia / docetaxel

Hoje tive a 5a sessão de quimioterapia!


Chego ao Hospital, vem a enfermeira Cristina (enfermeira chefe) que me analisa os braços para tentar encontrar uma boa veia para picar e colocar o cateter. Demorou bastante tempo, uma vez que os meus braços estão muito sensíveis e as veias estão com flebites por causa das 4 sessões já realizadas...a medicação é muito agressiva e estraga as veias por um grande período de tempo- meses ou até anos para recuperar. 

Acabou por picar na mão. E nem custou nada. Eu era agulhofóbica!! Desde miúda que me escondia debaixo da mesa da enfermeira para fugir às picas, mas entretanto, às custas de tantas picas levar, a começar pelas biópsias na mama... Já nada custa! Nem um "ai" digo.  Claro que tenho sempre o meu anti-infamatório e ansiolitico natural,  o meu marido, que em todas as sessões me dá a mão e me lança o olhar mais carinhoso do mundo, que faz esquecer a pior dôr.




De seguida vem o enfermeiro André e o enfermeiro Lino que são uma simpatia. Começam por me tirar sangue para analisar e passado 10 minutos trazem o resultado e então sabemos se podemos iniciar o tratamento. Estava tudo ótimo e portanto arrancámos:

1o lugar- administram soro




2o lugar- dão-nos a pré-medicação: anti-histaminico (para evitar alergias ao docetaxel, daí ficarmos muitas vezes com sono); uma medicação para a azia; um anti-hemético (para evitar vómitos); anti-inflamatório (para evitar possíveis inflamações, dores, causadas pelo tratamento) e por fim um anti-ulceroso da mucosa gástrica (este tratamento afeta muito as mucosas e portanto convém proteger o organismo).

3o lugar: Depois desta pré-medicação, inicia-se o docetaxel que dura 1hora. Durante o tratamento ficamos com a boca a saber a medicamento ( lá vêm as bananas a saber a chocolate e as maçãs a mel...) e dá algum cansaço e sono.

Agora só falta UMA, UNA, ONE, UNE, sessão! Estou tão contente...

Para trás fica uma mão cheia de alguns incómodos e medos, mas sobretudo de muita esperança, pensamentos positivos, força e resilência

Acredito que é nestes piores momentos que nos descobrimos verdadeiramente. É triste dizer isto.. porquê que temos de aprender e muitas vezes crescer, amadurecer, apenas com as coisas más ou difíceis? 

A verdade é que a vida passa rápido e nós passamos a maior parte do tempo a pensar e sobrevorizar aquilo que não temos, sempre em busca de um ideal de vida muitas vezes ilusório... pouco verdadeiro, influenciável.

Entramos numa espiral rotineira, fazemos os mesmos trajetos, temos as mesmas conversas, no trabalho entramos em piloto automático, e não nos surpreendemos, não nos reinventamos, não saímos da nossa zona de conforto... E então não vivemos ou vivemos aprisionados nesta rotina limitadora.

Sentimos que algo não está bem, vem o cansaço, o stress, a dor no peito, a gastrite, mas muitos de nós continuam a ignorar estes sinais sem se aperceberem que não estão a adiar uma reunião ou um almoço, mas sim a felicidade, a nossa saúde, a nossa vida! A vida é preciosa, uma dádiva, um milagre! Como podemos estar sempre a adiar a nossa própria felicidade... Não deveria ser esta a prioridade no topo da lista dia nossos afazeres??

E o que nos faz felizes? Já experimentaram fazer uma lista daquelas coisas, mesmo as mais simples, que vos fazem felizes? E fizeram alguma dessas coisas hoje ou nem pensaram sobre isso??



"Às vezes, passamos ao lado da vida que nos faria escandalosamente felizes. E só no fim de tudo percebemos que estava mesmo ali, ao nosso alcance, perto, tão perto de nós" (Filipa Fonseca Silva)

Foi preciso estar a passar por um momento mais difícil para passar a focar-me a 100% no que me faz feliz, para fazer com que as tarefas passem a desafios e com que a vida valha a pena ser vivida, explorada, amada em cada coisa que faça!


Beijos e mais beijos!



Comentários

  1. Ainda, assim, consegues inspirar-me e lembrar-me das prioridades: ser feliz e fazer os meus felizes também!! Beijo grande (como tu!!)

    ResponderEliminar
  2. É como a Teresinha diz mãe pensa só em coisas boas assim é que elas acontecem. Faz a tua lista dos desejos..... E é verdade minha querida heroína Inês quando passamos por certos momentos é que realmente vemos aquilo que realmente nos é importante. Beijinhos para ti e toda a tua família (q é o nosso grande suporte) de todos nós..... E como te tenho dito é só mais um passinho e a meta esta aí.
    A vida só tem importância qd damos valor às pequenas coisas :))

    ResponderEliminar
  3. Devíamos ser educados no sentido de atingir a paz interior e a harmonia...a vida de hoje é muito stressante, temos pouco tempo para parar e pensar; nem respirar bem sabemos fazer... e tão importante é....
    Agora que já lá vão 5, estamos a chegar à altura de celebrar a vida, o amor que nos une, as pequenas coisas de que gostamos... Borá lá??????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E então saborear esta vida ao teu lado é que sabe bem :-)))

      Eliminar
    2. Obrigada, meu Amor, a duas viajamos melhor....

      Eliminar
  4. És um exemplo a seguir sem duvida alguma!!! Parabéns por seres ou melhor continuares a ser esta grande MULHER!!! ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos