Cancro meu: faz hoje 1 ano que tudo começou. O que foi e o que fica...

Hoje os meus filhos (de 2 e 5 anos) acordaram com uma energia contagiante! Eles têm sempre muita energia, é verdade, mas hoje foi diferente

Antes das 9h da manhã já se ouviam gritos de felicidade, pinchos frenéticos em cima da minha cama, torres de almofadas, cambalhotas e beijos lambuzados!

A verdade é que faz 1 ano que descobri o cancro na mama. Passou 1 ano e eu estou aqui, viva, saudável, cheia de amor e perto dos meus filhotes! Parece que adivinharam e quiseram festejar comigo, a sério! Foi uma sensação única.

Há um ano atrás, teria começado a acalmar os miúdos, a dizer para saírem da cama, ansiosa, com medo que caíssem dali a baixo, mas agora tudo é diferente!!! Permito-me sentir cada segundo. Eu estava ali, presente, confiante, feliz e muito grata...

São estes momentos que nos enchem a alma, que nos  sussurram ao ouvido o quanto vale a pena viver, o quanto é importante que cá estejamos!

Enquanto ali estava, tive vários flashbacks. Aquilo que estava a sentir enquanto os via brincar, felizes, a comemorar a vida, foi exatamente o que tive medo de perder há um ano atrás. Ou melhor, foi aquilo que tive medo que eles perdessem...uma mãe, proteção, alegria, força, amor....





Mal abri o envelope, naquele café sombrio, com o resultado do exame, invadiu-me um medo de perder momentos como o de hoje. De não estar lá quando precisassem de mim, de não poder ajudar os meus filhos a crescer, a serem genuinamente felizes! E fica um vazio absoluto

A vida é sacudida, espremida e não fica quase nada, ficando no entanto quase tudo.... o que interessa! E é isso que temos medo de perder, ali, naquele instante.

Não pensei, nem por um segundo, que não poderia mais ir jantar fora, ou que nunca mais poderia ir às compras, ou viajar, ou trabalhar, ou ter isto ou aquilo. A única coisa que fica é medo de deixar de SER - Amor! Porque foi isso que descobri ser naquele instante. Porque senti ser esse o sentido da minha vida, ameaçada naquele café por uma folha branca, que me parecia uma sentença de morte. Estive ali cerca de 1h a chorar, a tentar agarrar à força os medos que me assaltavam e a encaixa-los no lugar. 

Passado esse tempo, consegui aperceber-me que temos um instinto psicológico de sobrevivência muito grande! Depois do choque, a mente começa a funcionar, a proteger-se, a delinear um plano eficaz para combater o problema!! E foi a isso que me agarrei, porque senti profundamente que ía precisar de mim nos próximos tempos!

Nesse dia, cheguei a casa fora de horas. Era suposto estar a trabalhar, mas depois desta notícia, confesso que não conseguia pensar em trabalho, em clientes, em vendas, em números.... Precisava de assimilar tudo com calma.

Entrei em casa e os meus filhos lá estavam (época de férias)! Saltaram para o meu colo com um sorriso inocente e apaixonado! Senti de imediato que eles são a minha vida... E que tinha de continuar cá para os proteger.

Uma operação, 6 tratamentos de quimioterapia e 25 radioterapias depois, eles nunca viram uma lágrima minha, uma lamentação ou uma atitude mais negativa. Tudo foi uma festa! Fizeram bonecos na minha careca, fizeram piadas com o meu xixi vermelho, andaram com as minhas perucas,... Não sei se é bom ou mau, mas foi o que senti que tinha de ser feito. 





O meu filho mais velho sabe exatamente o que aconteceu. Contei-lhe que tive um dói dói na maminha, que tive de tirar esse carocinho senão ele ía crescer muito e podia ser perigoso. Disse- lhe que tinha de tomar um remédio forte que ía fazer os cabelos caírem, mas que logo logo cresciam ainda mais bonitos. Simplesmente não dramatizei. São muito pequeninos e o meu medo era que ficassem traumatizados ao verem a mãe vulnerável, abatida,...

Passou um ano, e nestes 365 dias vivi intensamente, valorizando o que realmente interessa. 
Comecei  o dia a festejar e quero prolongar esta celebração até ao último dia da minha vida e quando esse dia chegar, quero ter a certeza de ir, mas muito de mim deixar, em cada gesto de amor, em cada brilho nos olhos de quem amo, em cada vibrar...



Beijos e obrigada por me terem acompanhado este ano, com tanto carinho e amor <3







Comentários

  1. Amiga Inês, realmente já lá vai um ano que tudo começou ainda me recordo como se fosse hoje quando estavas a chegar a casa e me telefonastes se poderia ir ajudar a trazer os miúdos da garagem para tua casa, me dissestes que irias amanhã saber o resultado dos exames dos talos que te apareceram na mama, e quando recebi uma mensagem em que me dizias que os exames acusaram cancro na mama, eu nem quis acreditar e cheguei a casa e contei a minha esposa e fomos os dois dar-te o nosso apoio que era o mínimo que nós poderíamos fazer, enfim amiga graças a Deus que tudo correu muito bem, ainda agora acabei de ler a mensagem enviada pelo Filipe no dia 12/08/2014 enviada pelas 19 h 20 minutos a dizer o seguinte "A operação da Inês correu muito bem, o cancro estava localizado na mama, muito boas notícias e motivadoras para a próxima fase do tratamento". Já nessa altura sempre tive o pensamento positivo que tudo iria correr bem e mais tenho aqui uma mensagem da minha Esposa que nunca te foi mostrada a ti mas que a mostramos à nossa vizinha Sofia, que diz assim "Para a Inês só quero agradecer a graça que Deus me deu ao conhecer-vos e dizer que mundo precisa de pessoas como esta Inês e sua família e todos os dias agradeço a graça que me deu vos ter conhecido e pela vossa amizade como vizinhos e como amigos e sei que vós sois uns vencedores". Mensagem esta escrita um ano atrás e que não te foi enviada mas que ficou aqui onde pediríamos a Deus pela tua recuperação. Um beijinho Inês estamos sempre contigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindas palavras, como sempre... E o mais importante é que são sinceras e vêm do coração! O que conta nesta vida é este respeito e amizade pura que temos com os outros. Um beijinho para a sua mulher e obrigada por essa mensagem incrível...

      Eliminar
    2. Verdade, um ano passou e tu como mulher coragem, ultrapassas-te. Ainda me lembro como se fosse hj o dia que chegas-te a casa depois da operação.
      Com o teu sorriso único e a contar como tudo tinha sido.
      Como algo banal, e o que achei mais graça foi a tua frase, vou fazer quimio mas barriga não vou ter. Vou ser elegante sem cabelo.
      Como tu me fizeste ver as coisas de outra forma, mais positivas e acreditar mais em mim.
      Quando li o sms não enviado cheguei a casa e chorei e disse Senhor curai a Inês, não te importes comigo, ela precisa mais de ti agora eu dou o meu lugar na fila. Ela necessita muito da tua ajuda. Por não me incomoda as dores que tenho e aquilo que estou a passar tu minha heroína, passas-te mil vezes mais.
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Comemorar a cura para o resto da vida. É isso! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Clarissa! A vida tem de ser uma comemoração constante!! Beijinhos e parabéns pelo teu blog. Gostei muito e vou começar a seguir também!!

      Eliminar
  3. Comemorar a cura para o resto da vida. É isso! :D

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Inês e mto Obrigada pela partilha e pela força que transmite s!!!bjnho grd e tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa! Obrigada eu por estares aí e por mandares essa boa energia até aqui ;-) beijinhos

      Eliminar
  5. Olá, Inês! Descobri há poucas semanas o teu blog. Venho espreitá-lo todos os dias pois admiro muito a tua força. Obrigada por seres quem és e por me transmitires o que transmites quando te leio. Graças a Deus, não sofro de nenhuma doença mas tenho dias que preciso de valorizar mais o que me rodeia. Tu, sem saberes, tens-me ajudado a conseguir dar valor apenas ao que interessa, a rir mais e a não pensar duas vezes quando é para aproveitar a vida. Tenho desligado o botão daquilo que é lixo e que não merece nem 5% do meu tempo. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Concordo contigo na frase "hoje e SEMPRE mulher". Tenho muito orgulho em ser mulher, amiga, mãe, irmã, namorada, ... Tudo o que ser mulher me permite! Somos fortes, corajosas e sensíveis ao mesmo tempo!! Obrigada eu pelas palavras sinceras que aqui escreveste. A vida faz mais sentido quando partilhada... Nos bons e mais momentos, pois assim podemo-nos entreajudar!! Beijinhos

      Eliminar
  6. Parabéns!!! Sinto-me em quase tudo como a Inês e estou agora a ultrapassar os efeitos do 3.º tratamento. Conto os dias para chegar ao último, sofro com a falta de energia e de não ter a minha vida a 100% mas ao que me agarro é o poder estar aqui para a minha família e ainda mais para a minha filha de 2 anos, que brinca de eu estar careca, que quer que eu faça cambalhotas e que para ela só existe a mãe como ela é, sem qualquer diferença para o que eu era. Felizmente não está a ser tão difícil coo eu receava. Tenha uma vida feliz!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Que bom ler a tua mensagem. É isso mesmo, o segredo está em focarmo-nos no que temos e não no que falta! É óbvio que passar por uma data de tratamentos não é fácil, mas muitas vezes se compararmos isso com o que temos de bom na vida, podemos ver que isso não é quase nada. É apenas uma fase, necessária e que logo, logo desaparece e deixa ainda mais amor pelo que temos... Um grande beijinho e conta comigo para o que precisares, ok?

      Eliminar
    2. Obrigada Inês. É sempre bom ler relatos de quem passa o mesmo que nós para ajudar a recuperarmos a força nos dias em que ela vacila ou para compararmos efeitos e prepararmos-nos para o que ai vem. Vou agora fazer 3 tratamentos de docetaxel. Logo veremos como corre. Depois tenho radioterapia e hormonoterapia (esta por 5 anos). Mas livrando-me da quimo, é meio caminho andado ;) Vou ficando atenta ao teus relatos. E de igual forma, no que puder ajudar, é só dizeres. Beijinho

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  7. Cara amiga Joana Fonseca, calculo qual seja o seu dilema entre o fazer os três tratamentos de docetaxel, a anciã de como irá correr esse tratamento se é muito ou pouco custoso, realmente fez muito bem em comunicar com a minha amiga Inês Costa, que lhe poderá dar umas dicas como é mais ao menos esse tratamento, mas acima de tudo deve primeiramente usar o tema POSITIVO se os outros o fazem porque não o faço eu sem medos e sem receios, este tema é meio caminho andado para a cura, eu tenho aquase a certeza que a minha amiga Inês lhe irá transmitir isso mesmo que eu lhe estou a dizer, vamos lá ser positivos. Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver esta entreajuda aqui no blog! Obrigada meu querido Fernando... E força, Joana! Os tratamentos com Docetaxel foram relativamente tranquilos para mim. Algumas dores no corpo, mas nada que não se aguente. Espero que estejas a passar bem por eles e pensa que já está quase a acabar!! Depois, vida nova! Beijo grande

      Eliminar
    2. Olá Fernando e Inês. Obrigada pelas vossas palavras. Neste momento já passei pela primeira dose de docetaxel e não gostei mesmo nada :) Durante 48h e só 2 dias e meio depois do tratamento, tive dores no corpo que não me deixavam dormir nem estar relaxada em nenhuma posição. Antes sofri com enjoos por 1 semana e meia e agora isto... mas pronto, nada que não se aguente e não me impediu de fazer o dia a dia com a minha piolhita. Anseio pelo final do mês de Setembro em que acabo a quimioterapia. O que se segue, agora não interessa nada :D

      Eliminar
    3. Está quase, Joana!! Muita força, não desanimes que a tua pequenita precisa de uma mamã forte e positiva! Vamos lá! Estou contigo na contagem decrescente. Beijo enorme

      Eliminar
  8. Olá Inês!
    Gostava de te felicitar por este blog e pela grande força que demonstras.
    O meu caso é um pouco similar ao teu, daí ter passado aqui muitas vezes para comparar sintomas e reações e arranjar motivação.
    Tenho 33 anos, sou casada e mãe de uma menina de 7 e um menino de 5. Descobri em Março deste ano que tinha um cancro de mama, mas depois do choque incial parti logo para a luta, procurei um cirurgião experiente e também fui operada na CUF Porto (não pelo Dr. Fleming, que estava de férias e eu não quis esperar, mas pelo também excelente Prof. Lúcio Lara Santos).
    Terminei esta sexta a minha quimioterapia (4 das vermelhinhas e 4 de docetexel). Tive direito aos bastantes efeitos secundários, mas considero que foram suportáveis. Espera-me agora 25 sessões de radioterapia e depois a hormonoterapia, provavelmente durante 10 anos.
    Costumo dizer que temos de nos focar na meta, não no caminho. O importante é irmos vencendo as várias batalhas.
    Obrigada pela tua partilha aqui no blog, que certamente inspira outros, assim como aconteceu comigo.

    P.s. Daqui a uns bons meses, vou querer fazer umas perguntaa mais detalhadas sobre a cirurgia de reconstituição. Sei que fizeste tudo na mesma, mas eu não decidi assim na altura (confesso-me agora um pouco arrependida) e terei de fazer à posteriori.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! Obrigada pela mensagem! Realmente as nossas histórias cruzam-se! A mesma idade (quase), 2 filhos, o mesmo susto, o mesmo tratamento,...
      Incrível verificar que cada vez acontece a mulheres mais novas, com filhos, etc...
      Quero que estejas à vontade para me contactar sempre que precises. Podes fazê-lo através do meu mail : inescosta78@hormail.com ou através da página de facebook (cancro meu) onde podemos trocar mensagens privadas!
      Um grande beijinho e que tudo corra muito bem.
      Não te preocupes em fazer a operação agora. Por um lado até é melhor.

      Eliminar

Enviar um comentário

mais vistos