Cancro meu: De volta ao trabalho!

Daqui a 1 semana começo a trabalhar.
Passou 1 ano desde que descobri o cancro na mama e o tempo parece-me que parou. Foi como se tivesse feito "pause" na minha vida conforme ela era por fora, mas um "forward" ao que ela era por dentro... Não sei se me faço entender...


Senti necessidade de parar de trabalhar e ao mesmo tempo uma necessidade intuitiva de ter mais tempo para tratar de mim, trabalhar o meu eu!

Há mulheres que continuam a trabalhar durante os tratamentos de quimioterapia, radioterapia, etc... Porque acham que assim se mantêm distraídas e não pensam tanto no que está a acontecer.

Comigo aconteceu o contrário, senti necessidade de perceber tudo o que estava a acontecer... de estar sozinha, de tratar de mim a 200%. Cada um tem de encontrar o seu caminho.

Era aquele tipo de pessoa sempre bem disposta, preocupada em agradar a todos, com muita dificuldade em dizer um "não", sempre mais focada nos outros do que em mim. E se me perguntassem, achava que estava ótima e que a minha vida era perfeita.

Foi preciso todo este processo para ter uma visão mais verdadeira da minha vida, para mergulhar no meu mundo e ouvir-me com toda a atenção. Foi um exercício de auto-dedicação e amor-próprio.



Então agora, finalmente posso carregar no botão "Play"e continuar...

Posso dizer que estou feliz e não tenho receio da mudança de vida que se avizinha: voltar às rotinas, horários, prazos, trabalho no computador, etc...
Neste ano mudei muita coisa, já não me preocupo, não stresso, não me queixo de quase nada, é incrível!! Sinto que estou de braços abertos para receber cada dia, aceitando-o conforme ele é.

Só o facto de estar com saúde suficiente para voltar a trabalhar, para mim já é uma vitória! Acordar de manhã cedo, nem que seja cheia de sono, é sinal que estou viva!! Ter reuniões, projetos, objetivos a cumprir, é sinal de que tenho capacidades para isso! Só me posso sentir grata, muito grata!!

E sinto esta gratidão em pequenas coisas do dia a dia!! Por exemplo, ainda hoje alguém me disse: " têm estado uns dias péssimos, não é? Este tempo, a chuva, o frio,...", ao que eu naturalmente respondi: "para mim todos os dias são maravilhosos!". 
Ganhei um respeito muito grande pela vida...


O que realmente sinto é que, antes de tudo isto acontecer, sabia como viver, mas não vivia como sabia.

Agora vivo como sei, como sempre soube....

Beijos <3 <3


Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada minha linda! Esse elogio, vindo de uma mulher como tu, vale muito...

      Eliminar
  2. Maravilhosa mensagem que li ao abrir o meu Facebook " Cancro meu, há alguém mais bela do que eu ?: De volta ao trabalho ! " magnifica mensagem esta recebida hoje em dia de grande nevoeiro aqui onde me encontro no Norte de Portugal. A minha grande amiga Inês vai trabalhar !!! será que li bem a noticia, sim não restam duvidas ela vai voltar ás suas lides de anteriormente.
    Mulher de grande fibra e garra que com o seu querer e puder no acreditar no dia de amanhã sempre conseguiu dar a volta por cima ao seu martírio que foi o aparecimento do Cancro da Mama.
    Mulher que mesmo depois da operação a que foi sujeita teve a audácia de fazer sozinha a mudança de casa e estalar tudo na nova residência, ainda lhe oferecemos os nossos préstimos, mas ela respondia, assim sei onde tenho as coisas se tudo isto passar só pelas minhas mãos e foi neste contesto que ela fez a sua mudança deixando um grande vazio no nosso prédio. o seu sorriso a sua boa disposição, só deixou em nós a sua grande amizade essa ficou connosco.
    Inês que mais te poderei dizer, que tens um bom regresso e que mantenhas sempre a tua boa disposição. Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, meu querido amigo. A sua ajuda sempre foi preciosa. Ainda hoje recordo os dias em que chegava cansada a casa, com os dois miúdos a dormir no carro e se não fosse a sua ajuda, não sei como faria!! Sempre foi uma pessoa atenta, dedicada e muito amiga. Um beijo muito agradecido por tudo o que tem feito por mim.

      Eliminar
  3. Obrigado pelo seu testemunho que por certo é um exemplo de coragem para muitas mulheres. É um enorme hino à vida. Desejo-lhe as maiores felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, Mariana, por estar desse lado e por essas palavras queridas... Beijinho

      Eliminar
  4. Que seja um ótimo recomeço. Adorei o texto. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! Obrigada! Fico muito feliz ;-)
      Parabéns pelo teu recente blog. Estive agora a ver e está muito giro, com alma e de uma forma simples, cativa-nos a ler mais!! Beijinhos

      Eliminar
  5. É preciso ser muito forte, o texto está espectacular. Um bom recomeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Claudia! Que bom que gostaste! Um grande beijinho

      Eliminar
  6. Lindo texto! Sinto o mesmo quanto a parar um pouco, por mais que ,em alguns momentos, minha racionalidade me peça para não adiar alguns projetos profissionais. Bom retorno!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Clarissa! Também tive a ler o teu blog "relatos do câncer de mama" e compreendo muito bem o que dizes também!! Existe uma grande cumplicidade entre mulheres que passam por isto. Quase que criamos uma linguagem nossa, nem é preciso explicar muito para que cheguemos logo lá!!
    Um grande beijinho e estou aqui a torcer por ti!! Vai tudo correr bem <3

    ResponderEliminar
  8. Olá Inês. Revejo-me no que escreves em muitas coisas. Quando soube do cancro da mamã e me preparei para o que ai vinha, pus um símbolo de "pause" no meu facebook. Sentia que a minha vida, os meus planos, estavam em pausa até acabar com isto tudo. Alguns amigos perguntavam porquê, outros queriam que eu tirasse de lá, a maioria nem deve ter percebido... Mas para mim continua a fazer sentido e só vou retirar quando sentir que a minha vida está de volta. Bom regresso para ti à vida "normal" :D Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! É mesmo isso. Temos de ouvir o nosso coração, o que nos diz a intuição. Este é um momento muito nosso.
      Um grande beijinho com muita energia :-))

      Eliminar

Enviar um comentário

mais vistos