Cancro meu: Do VIRTUAL para o REAL

Ontem tive mais uma consulta de psicoterapia bioenergetica, desta vez com uma incrível surpresa!!

Ao chegar ao consultório, toco à campainha, a Dra Samanta abre a porta com o seu sorriso mágico, quando reparo que não estava sozinha. Atrás dela estava uma mulher

Naqueles instantes que a cumprimentava, senti de imediato que conhecia aquela mulher. Talvez pelo facto de ter o cabelo como eu tinha há uns meses, muito curtinho, (naquela fase do pós tratamentos), as sobrancelhas apagadas e um olhar meigo e cheio de boa energia. Era-me tão familiar....

Foi então que essa mulher, que me olhava fixamente, abriu os braços e dizendo o meu nome, me deu um abraço forte e sentido!!

"Sou a Joana, sigo-te no blog e temos trocados mensagens!!" 

A Joana é uma leitora do blog que me tem acompanhado desde que descobriu o seu cancro na mama.

Ela já tinha partilhado comigo que tinha marcado consulta com a Dra Samanta, depois de ter visto o post que fiz acerca da psicotetapia bioenergetica! 

O nosso tipo de cancro era o mesmo - triplo negativo - também ela foi mãe recentemente e tem 2 filhos. As nossas histórias cruzam-se em vários aspetos.

Ainda na entrada do consultório, a Joana diz algumas palavras que me deixam arrepiada...falou-me do bem que lhe têm feito as consultas e da força e motivação que vai buscar às minhas palavras.

Naqueles minutos que ali estivemos, os nossos corações estavam unidos, numa cumplicidade única.
Para mim foi um momento muito especial e que marcou uma viragem naquilo que pretendo fazer com este cancro que a vida me deu.

Aqueles instantes, aquele olhar da Joana, o abraço que demos, aquilo que ouvi e senti da parte dela, fez-me ter a noção mais real da ajuda que tenho dado a algumas mulheres a passar por este problema do cancro de mama. Eu já o sabia, mas ao passar assim, daquela forma, do virtual para a realidade, foi o click que precisava. Nada acontece por acaso!

A Joana diz que eu a ajudo muito com a minha partilha, mas ela não imagina o quanto me ajudou com a dela... Ela estava caída, um pouco pálida, com o peso dos tratamentos nos ombros, mas ao mesmo tempo carregava uma energia maravilhosa.

Disse que não tem conseguido lidar muito bem com a doença, que se fecha um pouco, que gostava de conseguir lidar de outra forma, mas a verdade é que a Joana não imagina a inspiração que me passou naqueles 5 minutos. 

Só lhe posso agradecer por ter aparecido na minha vida e me ter ajudado a perceber de uma vez por todas a minha missão

E já agora, quero partilhar convosco a história da Joana, que podia ser a história de qualquer uma de nós!
Fica o testemunho de uma mulher de armas, uma mãe coragem, através de uma mensagem que ela partilhou comigo ainda antes de a conhecer:


"O meu nome é Joana e tenho 39 anos.
Ao 8.º mês de gestação do meu segundo filho, senti uma dor no braço e ao tentar perceber a origem da mesma, palpando a mama, notei um nódulo. 
Reportei tal circunstância ao Obstetra e ele disse-me que era da gravidez.

Não descansei e fui a um Hospital Privado. Após insistir, fizeram-me uma ecografia e, logo a seguir, uma biopsia.

Passado cinco dias, descobri que tinha um cancro da mama, triplo negativo (carcinoma invasor, grau 3).

Foi antecipado o parto e após as consultas, a proposta multidisciplinar foi a de efectuar a quimioterapia primária com AC x 4 ciclos + Docetaxel 4 ciclos, seguida de cirurgia e avaliação em consulta de genética (estudo genético).

Iniciei a quimioterapia tinha o meu segundo filho 20 dias! 
Neste momento, estou a terminar os ciclos.

A notícia da existência do “animal” (ainda não consigo tratá-lo pelo nome), caiu na minha casa como uma bomba: o meu mundo desabou… um filho pequeno, outro acabado de nascer, uma família… 

Procurei logo ajuda na Mama Help, Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama, no Porto.
O Dr. André Dourado, Naturopata, deu-me imensos conselhos para fazer uma alimentação saudável (deixei de consumir doces, gordura e massas, alimentos para o “animal”, lacticínios e carnes vermelhas, e passei a consumir muitos legumes, fruta, peixe, cogumelos e frutos vermelhos). 

Adquiro a fruta e os legumes numa feira biológica que se realiza aos sábados de manhã, no Parque da Cidade, no Porto.

Passei a fazer Reiki, Acupunctura, Exercício Físico (orientado), tudo na Mama Help e após pesquisar no maravilhoso Blog "Cancro Meu… há Alguém mais bela do que eu?"e de trocar mensagens com a incansável Inês, procurei a ajuda, que se tem revelado preciosa, de uma Psicóloga no Porto (contacto: samantafmagalhaes@gmail.com).

Apesar do choque inicial, procurei ajuda, tentei e tento perceber a razão para o aparecimento desta doença e continuo a fazer por alterar o que estava mal na minha vida, os excessos, mantendo um espírito positivo e vivendo cada dia, junto dos que amo, ao máximo, acreditando que é apenas uma fase!"


Muita força para a Joana e para todas as mulheres que neste momento estão a passar por este desafio!! Que é como a Joana diz, uma " fase", uma experiência, que logo logo passará!! E o que fica só nos irá completar para melhor


Beijos e tratem de vocês, como prioridade!!











Comentários

  1. Palavras para quê amiga Inês, isto vai ao encontro da quilo que te dizia, e está acontecer na realidade, sempre te disse que serias uma grande ajuda quem de ti precisasse e que a elucidasses sobre o que tu passastes e conseguistes vencer com o teu querer e a tua força em ultrapassar todos os obstáculos e essa força foi reconhecida por outras pessoas e que lhe deram força e as motivassem a enfrentar os tratamentos, e hoje tivestes realmente a resposta do que te disse, conhecestes pessoalmente a Joana, não estava presente, mas ao ler esta noticia fiquei radiante com uma alegria imensa que me deu a impressão que estava junto de vós a felicitar-vos, mas agora tens a realidade nas tuas mãos, passastes do VIRTUAL para o REAL, que bom amiga, tenho a certeza que muitas das tuas amigas Virtuais gostariam de estar no lugar da Joana. Um beijinho muito grande para as duas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Fernando, é tão bom ver os frutos desta partilha e soube-me tão bem estar pessoalmente com uma destas mulheres! Dá vontade de as juntar a todas para um chá cá em casa e dar-lhes muito mimo ;-))

      Eliminar
    2. Olá, guerreiras!
      Continuo a perguntar-me "como conseguem?"..... Sois fantásticas, sensacionais, perfeitas guerreiras!
      Estou a fazer mais uma das minhas depressões, mas, até tenho vergonha de ser tão fraca... Porque, perto do vosso problema, o meu não presta e, no entanto, vocês estão com um óptimo astral e eu cá em baixo! Mas, adoro ler o que vocês escrevem, porque me ajuda mesmo.... FORÇA, GUERREIRAS, CORAGEM! E SIGAM EM FRENTE! ADORO-VOS!

      Eliminar
    3. Sabes, acho que cada uma de nós tem os seus problemas e muitas vezes os da "alma" são os mais difíceis de ultrapassar! Mas ainda bem que estas palavras te dão força e conforto. Pensa que és mais forte do que imaginas e que o poder para uma vida mais feliz está aí dentro de ti. Pára para sentir, para te conheceres, para veres como respiras, como te alimentas... Tudo pode ajudar a mente e o corpo a ganhar Saude! E sobretudo pensa que são os teus pensamentos que dão significado à realidade e que és tu que os comandas!!
      Muita força e que fiques bem rápido <3

      Eliminar
  2. Fantástico Inês e fantástico também Joana!! Espero um dia com a minha experiência poder ajudar outras mulheres. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela! Claro que sim, basta quereres! Se quiseres partilhar comigo algo que aches importante, terei todo o gosto em ajudar também! Um grande beijonho

      Eliminar
  3. Oh Inês qual é a novidade? Tu és uma inspiração mesmo... Adoro-te mesmo e nunca te vi vê bem... <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida! Pois é... Eu sei e sinto isso! Dá-me vontade de vos ver a todas!! Ainda vou organizar aí um super jantar para todas nós, que achas?
      Eu também te admiro muito e lembro-me muitas vezes de ti e da tua coragem. Beijos e muita energia positiva para esse coração!

      Eliminar
  4. Demais!!! Mais uma Joana! Eu quando descobri o cancro faltava-me 1 mês para fazer 39 e 1 mês para a minha filha fazer 2 anos. Entristeceu-me o facto de passar o meu último ano dos trinta a lutar por uma doença, entristeceu-me o não poder usufruir este verão na água e piscina com a minha filha, de nem sempre ter a energia e paciência que os seus 2 aninhos exigiam! Mas agarrei-me ao facto de querer ultrapassar esta fase, este ano, e retomar a minha vida com energia e viver cada momento sem pensar que vai sempre existir outra oportunidade. Quero ver a minha filha crescer e apoiar-se em mim pois uma mãe faz imensa falta (e eu que o diga que não tenho a minha há 11 anos). Agarro-me às vossas histórias para me sentir apoiada e não ter pena de mim pois há muita gente como eu e, infelizmente, bem pior. Quando passo na sala de espera pediátrica do IPO, nada me dói e dou graças por isto me acontecer a mim. Porém, não me apoiei em centro ou médicos nenhuns e só mantive os cuidados alimentares e outros mencionados no IPO. Não resisti aos doces, nem massas e só reduzi o consumo de carne e de gorduras até porque nem me apetecem. Além disso, parei o meu desporto pois é exigente demais para esta condição e só mantive caminhadas (não regulares) pois não me aconselharam exercícios com esforço cardiovascular. Mas conto os dias para que passem estes efeitos do último tratamento de quimio (SIM, JÁ ACABOU!) para me sentir melhor e começar o exercício físico regular e alterar em muita coisa os meus hábitos alimentares. Anseio ver os meus cabelos a crescer agora lisos e loiros pois dizem que mudam! hahahahaha Anseio retomar o meu desporto que tanto adoro e tanta falta me faz a nível físico e psicológico! Anseio voltar a trabalhar e a voluntariar-me para o que muito adoro que são os animais! Quero tudo, tudo o que conseguir... e sempre ao lado do meu marido que é a melhor pessoa do mundo e da minha filha que é a menina mais linda que eu poderia desejar (menina Inês e Joana cuidado com os vossos rapazes :D ) Obrigada a vocês por partilharem as vossas histórias e sentimentos mais íntimos. Temos de ser fortes para nós, para a nossa família e para os outros que possam passar pelo mesmo e necessitem de ver que afinal não são os únicos e que isto é só uma fase menos boa da nossa vida. Beijinhos
    P.S.: Inês, por acaso julgo que uma vez te vi no parque com os teus filhotes mas depois de ficar com a dúvida não consegui ver-te de perto para ter a certeza e não me quis aproximar demais para não interromper o teu passeio com os teus mais que tudo :) Um dia se te vir e reconhecer, vou falar contigo ;)

    ResponderEliminar
  5. Joana, deliciei-me a ler a tua mensagem. Incrível como temos o poder de nos emocionarmos e vivermos intensamente as palavras umas das outras.... Senti-te como se estivesses aqui ao meu lado. Tanto me comovo como me dá vontade de rir... E a vida é isto! Partilha, amor, humor,....
    Bem hajas pela tua coragem e força! Mais uma Joana maravilhosa que eu tenho o privilégio de ter conseguido conhecer (nem que só virtualmente, já valeu a pena!)
    Começo seriamente a pensar em juntarmo-nos :-))) <3

    ResponderEliminar
  6. :D Temos de levar isto com seriedade e com brincadeira ao mesmo tempo. É importante sermos optimistas e pensarmos positivo. Em relação ao juntarmos-nos, alinho perfeitamente. Se quiserem, combinamos. Tudo de bom para ti!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos