Cancro meu: Estrela da vida


Durante o curso de Coaching que frequentei no ano passado (http://www.portaldoser.com/), fiz um exercício muito interessante que nos permite fazer uma viagem bem fundo nos nossos valores essenciais, conseguindo aceder ao que realmente somos!! Chama-se a ESTRELA DA VIDA!

Isto parece assim meio transcendental, mas se paramos para pensar, raramente nos confrontamos com o que simplesmente SOMOS....
Num mundo que gira cada vez mais rápido, a nossa verdadeira ESSÊNCIA  permanece camuflada em forma de "excelente profissional", "mãe exemplar" ou qualquer outro papel...




Sentimo-nos muitas vezes tristes e desmotivados e não percebemos bem a razão. Achamos sempre que é por falta de alguma coisa ou por culpa de alguém.

Um cancro é algo mau, terrível, mas a verdade é que, na maioria dos casos, nos faz parar e rever muitos valores que dávamos por garantidos! 

Podemos fingir não ver, disfarçar ou continuar a fugir, mas a VIDA está cá para nos levar a descobrir o nosso caminho mais genuíno, e que afinal o que procuramos fora, sempre esteve aqui dentro, tão perto do coração... 


O exercício que vos convido a fazer exige uma meia hora do vosso tempo. Acreditem que vai valer a pena! É um mergulho na nossa vida, que aqui será simbolizada por uma estrela, com 5 dimensões!

Encontra um local tranquilo, onde te sintas em paz e.... vamos a isso!


1. Desenha a estrela da vida numa folha ( vê a imagem que eu desenhei e faz uma igual, com 5 pontas)

2. Cada ponta da estrela tem 1 área da nossa vida (escreve as iniciais em cada uma ou por extenso)
- Desenvolvimento pessoal (DP)
- Saude (S)
- Trabalho (T)
- Dinheiro (D)
- Relacionamentos (R)

3. Agora é altura de parar um pouco e escrever uma breve descrição do que significa para ti CADA UMA destas dimensões. (Por ex: saúde - significa sentir-me com energia, conseguir ter as condições e equilíbrio necessários para ser feliz...). Permite-te sentir o que realmente significa para ti, a importância que tem (faz isto para as 5 dimensões da estrela da vida).

4. Seguidamente escreve os teus 3 VALORES principais para cada dimensão (por ex: saúde = energia, bem-estar e vida). Segue-se uma lista com exemplos de valores para o caso de estares com dificuldade em encontrar os que definam cada uma das dimensões! No fundo é parecido com o que fizeste no ponto 2. mas agora resumes cada dimensão em 3 valores. Não precisas de usar a lista, se não quiseres...



5. Agora que estás a olhar para os 3 valores mais importantes de cada uma das dimensões da tua vida, experimenta colocá-los por ordem de importância!! Já está? Coloca agora o mais importante de cada uma das dimensões escrito na ponta correspondente da estrela. (Ex: Coloca o valor mais importante da dimensão saúde, escrito ao lado da palavra saúde e por aí fora).

6. Neste momento, cada ponta da estrela , para além do nome da dimensão, deverá ter ao lado o principal valor que a define, ok? (Não avances se isto não estiver bem)

7. Por último, quero que olhes para os 5 valores que escreveste em cada ponta da estrela da vida e que escolhas o valor mais importante de TODOS!! Qual desses 5 valores é AQUELE valor que te diz mais?? Se te concentrares em todos esses valores, há de certeza um que se destaca!

8. Agora  escreve ESSE VALOR  no CENTRO da ESTRELA!!!  
Esse valor que escreveste no centro da estrela é o teu valor, é aquilo que te define, é a tua essência!

Onde houver esse valor, tu estarás lá! Pode ser no mais singelo gesto, na mais pequena palavra. Pode ser num silêncio ou num sorriso... Tu sentirás que estás plena, quando esse valor estiver presente!

9. Por fim, gostava que te fizesses algumas perguntas - "Se eu sou este valor x, o quanto é importante que ELE esteja presente naquilo que eu faço diariamente?" , -"O quanto é importante eu dizer quem SOU à pessoa que mais amo?"

Se eu sou, por exemplo, "honestidade", brilharei em todos os momentos honestos, naquela conversa sincera, naquele compromisso de amigos, naquela palavra verdadeira.

Seja qual fôr o teu valor, pensa que essa palavrinha no meio da estrela é a tua luz, a tua estrela guia. Procura viver em plenitude com esse sentimento pois quando nos afastamos deste centro, sentimo-nos à deriva....

Um grande beijinho e espero que tenham gostado e conseguido fazer o exercício! Se quiserem partilhem aqui as vossas descobertas ou dúvidas!

Deixo ficar uma pista do resultado da minha minha estrela.... 
Quem adivinha? ;-)











Comentários

  1. Só agora reparei que é igual ao teu ;)
    Coisas de "balanças"!
    Mais beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha!! Adorei fazer o exercício e marcou-me muito! No grupo com quem fiz dava muitos resultados diferentes. Mas o AMOR era comum em alguns casos!! Para mim é o valor que impera, sem dúvida!
      Beijo grande

      Eliminar
  2. Lindo e espetacular, Inês! Vou fazer também. Beijinhos com saudades.

    ResponderEliminar
  3. VIDA! :) é sempre um prazer ler os seus post´s! Beijinhos Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa!! Tão bom receber esse feedback ;-)
      E o resultado maravilhoso!...
      A vida é o nosso maior bem e damo-la muitas vezes por adquirida!! Quem souber realmente aprecia-la, valorizá-la, tem tudo para ser feliz e grata...

      Eliminar

Enviar um comentário

mais vistos