Cancro meu: alimentação anti-cancro - as mudanças necessárias



A partir do momento que nos é diagnosticado um cancro, a atitude global perante a vida tem de mudar. Já não podemos continuar a achar que só acontece aos outros ou que ainda somos muito jovens e nada nos irá acontecer de mal... 
Deparamo-nos com a realidade nua e crua e sentimos na pele o azar, o desespero e o medo de algo que nunca imaginamos vir a enfrentar.

O cancro afeta cada vez mais pessoas, novas e velhas. Podemos não saber a origem da doença, e nem vale a pena massacrar a cabeça com o típico "porquê eu??"  Eu diria "porque não eu?", por acaso sou melhor do que alguém?? Sou mais especial do que uma criança de 1 ano de idade que luta contra a doença?? Acho que o mais importante  é perceber o que posso fazer para combatê-la, para me sentir bem e evitar ao máximo que ela apareça de novo. É agarrar o "touro pelos cornos" e não olhar para trás.

Fiz um (super) resumo de algumas atitudes que podem fazer toda a diferença a quem esta a passar por um cancro de mama (ou outro qualquer). São os meus 10 "manda na mente"!! :-)) Toca segui-los, sem desculpas:

1. Cortar com as carnes vermelhas
Comer carne branca, de preferência de origem mais  "biológica"(ex. frango caseiro ou do campo)


2. Abolir os laticínios da alimentação. 
Substituir por leite de arroz ou amêndoa,  iogurtes de soja (1 por dia), sumos naturais, fruta...há muitas alternativas para um bom pequeno almoço ou lanche.


3. Cortar aos açúcares, sobretudo o açúcar branco ( comer excepcionalmente o açúcar mascavado). As células cancerígenas alimentam-se de açúcar. Ao ingeri-lo estamos a alimentar o "bicho", e é algo que não queremos, pois não??





4. Deixar de fumar. (Eu também fumava). Não é que o tabaco esteja na origem do cancro de mama (estudos até apontam para o contrário), mas o problema é que piora a nossa saúde geral, as nossas defesas, o sistema imunitário e as nossas energias. Experimenta começar a fazer exercício físico: aulas de zumba, spinning, dança, alternando com aulas que alimentem a energia e acalmem a ansiedade,  tais como Pilates, yoga, tai-chi,... A vontade de fumar desaparece!


5. Substituir a massa e arroz branco por integral
Há uma massa integral da milaneza muito fininha que é deliciosa. Deve-se cozer para ficar al dente e depois pode-se juntar vegetais, cogumelos, alho...
O arroz integral também é muito bom. É uma questão de hábito, mesmo. Demora mais a cozer que o arroz normal , mas é uma excelente solução para toda a família (as crianças também podem e devem comê-lo). 
O pão também deverá ser o mais escuro possível ( centeio, cevada, integral). Desta forma estamos a aumentar a ingestão de fibra, que ajuda o organismo a funcionar melhor, equilibra o apetite e reforça o sistema imunitário.



6. Em vez de bolachas ou tostas, preferir comer sementes e frutos secos. 
Todos os dias devíamos comer um punhado de nozes, e alguns alimentos  milagrosos, tais como: sementes de girassol, sementes de chia, sésamo, bagas goji, pólen,... No supermercado (continente) já existe à venda uns saquinhos com mistura de frutos secos e sementes. Costumo fazer uns lanches maravilhosos.



7. Cortar com refrigerantes
São do pior, mesmo!! É só açúcar.
Em vez disso, beber limonada com hortelã e uma colher de açúcar mascavado ou chá frio. O chá verde, por exemplo, tem mostrado benefícios anti-cancerígenos.
Se, por causa da quimioterapia, ficares enjoada, experimenta chá de boldo. Não há melhor para o fígado, vesícula e estômago. É "tira e queda" ;-)



8. Acabar com a vida sedentária! O exercício físico é das poucas coisas efetivamente comprovadas na diminuição da recidiva! Portanto, acabaram-se as desculpas :-) e tem de funcionar como um remédio de toma diária!



9. Em vez de cozer os legumes, cozinhá-los ao vapor durante poucos minutos. Desta forma preservam quase todos os nutrientes que seriam perdidos durante a cozedura! Ficam ótimos e muito mais saudáveis... Abusa dos Bróculos, couve-flôr, cenouras e  beterraba. Têm propriedades anti-cancerígenas!



10. Por último, corta no negativismo e na tristeza. Abusa da felicidade e vive cada dia intensamente.
Temos/tivémos cancro, e depois? Ninguém sabe o dia de amanhã... A diferença é que nós temos um diagnóstico e estamos a ser super vigiadas e atentas a qualquer sinal do nosso corpo. A partir de agora nada nos escapa!


Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, estou sempre aqui para vocês!

 Beijos ao vapor ;-)


Nota: todos estes conselhos são baseados em opiniões de médicos (medicina tradicional e alternativa) terapeutas, nutricionistas, e em vários livros que fui lendo ao longo deste caminho. 





Comentários

  1. Gostei muito (recomendo, especialmente, os maravilhosos lanches em casa da Inês....)

    ResponderEliminar
  2. Vou seguir a recomendação da Senhora vossa mãe (Elisa Costa), vou lanchar ai a tua casa, entro aqui em Vila do Conde no Metro e vou ter a tua casa ai no Porto e procuro chegar na hora que o Francisco bem do Colégio para lanchar é como se diz na gíria antes de começar chega para todos e assim apareço sem contarem comigo, que achas Inês Costa.... bjs e um abraço para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bem-vindo! Tenho metro aqui à porta! Não há desculpas :-)) vamos lá!

      Eliminar
  3. Este conselho é de louvar assim como a atitude.
    É recomendado para quem teve um tumor, para quem tem um tumor e para quem nunca teve um tumor... :)
    Força e beijão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria!! É mesmo isso. Não devemos só cuidar de nos quando temos um problema grave, mas sim diariamente, como prevenção e estilo de vida saudável!

      Eliminar
  4. O teu cabelo já está espetacular!!! :D adoro! Fica-te lindamente!
    O meu ainda está bastante curto, mas muito farfalhudo ihihi

    Beijinhos Inês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!! Também gosto de me ver e até me começo a habituar a este corte! É tão prático... E está a nascer tão macio e fofinho que dá vontade de estar sempre a mexer :-)) beijinhos e muitas felicidades para ti! Estas linda de certeza!

      Eliminar

Enviar um comentário

mais vistos