Cancro meu: resultado das análises - marcadores tumorais

Fui finalmente levantar as análises que a médica oncologista ( Dra Margarida Damasceno) me mandou fazer.

Não posso dizer que não estava nervosa...sinto que tudo vai correr bem e que o stress só prejudica! Sou a primeira a defender que não adianta sofrer por antecipação, mas a verdade é que na hora " H" o coração parece disparar, num verdadeiro exercício de luta ou fuga!!

Foi bom abrir o envelope e sentir que a única luta que tenho para fazer hoje é a de lutar por ser feliz!!! Está tudo bem! :-)))

Os "causadores" desta "pré-ocupação" que muitas de nós sentimos quando fazemos as análises, são os marcadores tumorais! Esses sacaninhas que temos de fazer a cada 3 meses! 

Quando se começou a investigar estes marcadores, a maior esperança era de que um dia todos os tipos de cancro pudessem ser detetados precocemente com um simples exame de sangue. Isto era o ideal! Um exame que pudesse diagnosticar cancros em estadios iniciais e pudessem evitar a morte de milhões de pessoas ( havemos de lá chegar!!)

Mas a verdade é que poucos marcadores tumorais podem detetar o cancro em fase inicial. E porquê?

  • Quase todos nós temos uma pequena quantidade destes marcadores no sangue, por isso é muito difícil detetar cancro usando este tipo de exames.

  • Os níveis destes marcadores tendem a aumentar apenas quando há doença avançada (no caso da mama, quando o cancro já se metastizou)

  • Na verdade, muitos pacientes diagnosticados com cancro nunca apresentaram níveis elevados destes marcadores tumorais.

  • Mesmo quando os níveis dos  marcadores são altos, nem sempre significa a presença de cancro. Por exemplo, quando o nível do marcador tumoral CA 125 está elevado, pode significar outras condições ginecológicas que não cancro de ovário. Quando o nível do CA 15.3 (o mais usado no cancro de mama) está elevado, pode ser por exemplo devido a uma colite intestinal, hepatite ou a uma doença dermatológica e não necessariamente a um cancro. 


(Por tudo isto, estes marcadores devem ser usados com bom senso e precaução)

Tal como referi, no caso da mama, o marcador tumoral por excelência é o CA 15.3.

O seu valor de referência é de 30 U/ml. Hoje ao abrir as análises fui logo ver se o meu valor estava a baixo deste número!


A sensibilidade varia de acordo com a massa tumoral e estadiamento do tumor, sendo muito maior (88% a 96%) na doença disseminada.

Na fase inicial do cancro de mama, apenas 23% dos casos apresentam aumento deste marcador. A grande utilização do CA 15-3 é para o diagnóstico precoce de recidiva, que é o meu caso. Interessa agora monitorizar e estar atenta a qualquer possibilidade de recidiva, já que ela é maior nos 5 anos após o diagnóstico.

Por norma, estes marcadores CA 15.3 são requisitados nas seguintes fases da doença:

  • pré-tratamento (quimioterapia cirurgia, radioterapia)
  • 2 a 4 semanas após tratamento cirúrgico e/ou início da quimioterapia ;
  • A cada 3 a 6 meses.

Quando este marcador tem uma elevação >25% a partir do nível sérico no pós-tratamento, indica em 84% dos casos progressão da doença, enquanto a diminuição de pelo menos 50% é observada em 76% dos casos com regressão tumoral comprovada. Variações inferiores a 25% estão presentes na estabilização da doença.

Relativamente ao prognóstico, pacientes com valores pré-operatórios >40 U/ml têm uma probabilidade de 77% de recidiva em 5 anos. 

Deixo estes números, só para ficarem com uma ideia de como esta questão dos marcadores funciona. Até porque eu não gosto muito desta coisa das estatísticas e probabilidades!!!!

Como a minha médica sempre diz, mais do que os marcadores, importa estarmos atentas ao nosso corpo e como a Dra Inês Costa (euzinha) diz: importa sobretudo estarmos em paz, confiantes e emocionalmente resolvidas.

Beijinhos felizes!!!




Comentários

  1. Que bom!!!! Óptimas notícias Inês! Eu fui à minha médica mas ela nem me falou se tinha ou não feito esse exame. Sei que fez aos valores que demonstram ou não uma menopausa precoce. Vou ter de lhe perguntar na próxima consulta :) Beijinhos e tudo de bom!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!! Cada caso é um caso. Nem todas as mulheres fazem estás análises porque não vale a pena, sobretudo em estádios iniciais da doença. De qualquer forma, é importante sabermos e conhecermos estes exames para estarmos sempre informadas! Mas sem stress! O melhor marcador é a escuta do nosso corpo e mente. É conseguirmos ser observadores do nosso próprio organismo.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Alcina! Um grande beijinho e devolvo um sorriso ainda maior ;-))

      Eliminar
  3. Olá Ines, uma pergunta "Vaidosa": essas sobrancelhas são suas ou pinta?
    obg
    Ana D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!! Então aqui vai a resposta vaidosa ;-)
      Não costumo pintar! Elas cresceram bem, apesar de terem algumas falhas na parte mais interior. Por acaso ontem comprei um lápis muito bom

      Eliminar

Enviar um comentário

mais vistos