Cancro meu: Inspira corações, expira saúde...

Olá, olá!! Já tinha saudades de escrever neste nosso cantinho!

Como dá para perceber pelo espaçamento dos meus posts, a  vida voltou à sua "normalidade" ;-)

Tive entretanto consulta com a Dra Margarida Damasceno (oncologista HPP porto) e a mamografia estava bem!!! 
Apesar de só fazer este exame na mama esquerda (pois fiz mastectomia total na direita), o Dr Francisco Pimentel (mamoeco) disse que devia continuar a fazer a ECO à mama operada pois temos de estar atentos às alterações da pele e mamilo. 

Quanto aos marcadores tumorais, como os fiz há cerca de 4 meses, volto a fazê-los apenas no início do ano! Para já os valores  estão dentro dos intervalos normais.

Bem sei que ficamos um pouco ansiosas de cada vez que abrimos o envelope com estes marcadores, mas a médica aqui foi clara quando disse que o mais importante é ouvirmos o nosso corpo e estarmos atentas a qualquer alteração! Esse é o melhor marcador de todos!!

Como andava com dores estranhas nos braços e não conseguia identificar se era muscular ou ósseo, confesso que andava um pouco preocupada porque tenho noção que os ossos são um dos candidatos preferidos da recidiva...

Questionei a médica, que me descansou, dizendo que quando afeta os ossos, a dor começa nos ossos maiores, como os da coluna ou da anca e nunca naquele sítio que me queixava (braço- parte posterior).
Saí da consulta e respirei fundo!!

É como se todos os dias me oferecessem um bilhete para fazer, ver ou sentir o que mais gosto, que neste caso é a vida!! Que gratidão...e que vaidosa ;-))


Não sei se vocês sentem o mesmo, mas neste processo pós-crise tenho observado em mim transformações que me têm marcado profundamente. Posso resumi-las em 3 sentimentos, emoções, energias que me acompanham e que nem sei se as consigo transmitir, mas aqui vai:


1. SER AUTORA DA MINHA VIDA



Percebi neste caminho que é muito melhor sermos autores das nossas vidas do que atores...

Ser ator é importante! todos temos um papel a desempenhar na sociedade, que exige muito de nós... 
Mas quando nos permitimos ser genuínos e construir o nosso caminho de acordo com o que nos faz vibrar, aí sim!!! É maravilhoso!! E foi bom perceber que esse vibrar pode ser sentido na coisa mais simples do mundo: durante um abraço, um passeio a pé, ou mesmo sentada num banco do jardim! 
Basta para isso estarmos lá nesse momento e vivermos esse instante como um verdadeiro presente que a vida nos dá todos os dias!!
Não é que não pense nos problemas...mas dou-lhe outros significados. Olho para eles como desafios ou até mesmo como mestres!!


2. GOSTAR MAIS DE MIM




Eu achava que gostava de mim já o suficiente, mas percebi que afinal não! Sabotava-me muitas vezes, minava o meu próprio caminho, desculpando-me constantemente! A maior parte de nós (eu incluída) somos doutorados na arte da desculpa. Tudo tem desculpa. É uma coisa bem portuguesa. Não vou ao ginásio porque é caro, porque não tenho tempo, porque agora é tarde, porque dói o pé, porque é sempre amanhã que começa aquele dia mágico!!
Não estou perfeita, mas agora sinto-me  responsável e sei que quem manda sou eu. Sinto-me poderosa, o que é uma grande responsabilidade!!!


3. TRANSFORMAR O MEDO NUMA POÇÃO ENERGISANTE E CONTAGIANTE




Sair fora da zona de conforto parece mais uma daquelas frases cliché, mas acreditem que é super importante. 
Simplesmente porque permite alargar a visão de nós mesmos e alimentar a nossa auto-estima e confiança! Achamos sempre que não somos capazes, até estar feito! E quando está feito, é ou não maravilhosa aquela sensação de dever cumprido?? Pensamos:  "Eina, afinal eu consigo fazer isto e até correu bem!!."
Ando numa fase assim, a aceitar os desafios que a vida me coloca, a testar o meu potencial, a ultrapassar todos os medos...

Agora é só fechar os olhos e.... 1,...2,....3...sejam felizes!!


 

Comentários

  1. Lindo!!! Tem uma vida repleta de alegrias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Joana, obrigada pelo apoio. Um beijinho muito grande para ti <3

      Eliminar
  2. Sempre lindas, as tuas palavras!��

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela forma corajosa com que encarou o problema. Obrigada pelos conselhos que são sempre bem vindos. Desejo que tudo continue a correr bem e esteja sempre alerta.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um gosto, Natália! Para mim está partilha é muito importante.... E as vossas palavras também me ajudam muito. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  4. Comcordo plenamente. O medo é dos sentimentos a dominar desde logo.
    Eu tive um carcinoma da mama esquerda em 2005 e desde 2014 nova luta. Metastisação para pulmões e brônquios.
    Temos de facto de aprender a escutar o corpo e fazer sobressair de todos os momentos o que eles tem de importante, o serem únicos.
    A mim parece-me um absurdo estar doente, por isso, entre a medicina e a minha vontade de viver espero encontrar a fórmula mágica de me manter em jogo.
    Espero que esta nuvem carregada nunca mais regresse. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom sentir essa força, Maria! Que corajosa.... Acredita que esse estado espírito ajuda mais do que imagina, disso não tenho dúvidas! Tudo de bom para ti e conta comigo para o que precisares. O meu e-mail é inescosta78@hotmail.com
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  5. Bom dia
    Excelente a partilha da vossa parte das vossas experiências
    Muito obrigada
    Muita força


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Paula, esta partilha não tem preço!! É o que mais nos ajuda no meio de tudo isto! É muito rico mesmo...obrigada a todas por partilharem um pouco da vossa vida aqui!

      Eliminar
  6. O que posso dizer que brilhas mais que o sol, o teu sorriso é mais forte e estas cada vez mais linda, minha linda heroína.
    Foi bom estar contigo e verte ao vivo e a cores, brilhas ainda mais.
    Continua assim, não imaginas a força que dás a imensa gente. Sei que já te disse isso mas é para teres um tempinho e vires aqui dar notícias.
    Não é só quem está a passar por essa maldita doença que tens ajudado.
    Ao ler o teu blog ganho cada vez mais forças, e como dizes ganho tempo para mim, para me embelezar, ganhar autoestima, uma pessoa ao fim de determinado tempo perde.....
    Tens ajudado imenso, obrigada. Um beijinho especial da minha tia e da minha princesinha que te adora e qdo a vires não te vais acreditar como cresceu.
    Beijinho a todos especial à tua mãe e ao Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinho, Sofia! Nunca percas essa força e vontade de vencer! És uma grande mulher e tens uma família maravilhosa. Beijos para todos e obrigada pelo carinho <3

      Eliminar
  7. Olá, boa noite Inês, a tua força de vontade, perseverança e o amor dos " teus " vão ditar a tua vitória. Muitos parabéns pela tua linha de pensamento e por ajudares os outros.
    Ps : " Deixar-te-ia " aqui a palavra força, mas tenho a certeza, depois de te ter lido, que não precisas dela para nada, força tens tu para dar e vender, entretanto sê Feliz. Bjinhos Inês
    ( Miguel Camarinha )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, muito obrigada pelas tuas palavras! Se tenho tido força, muito se deve também a palavras como as tuas e a toda essa energia que acredita que chega até mim... Beijo grande

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Obrigada Clarissa!! Por um lado tenho vontade de o deixar crescer, mas às vezes apetece-me manter assim curto e fazer um penteado giro ou talvez mudar a côr... Ainda não me decidi ;-))

      Eliminar
  9. Vejo muitas meninas que ficaram bastante tempo de cabelo curto. O meu está crescendo, pode ser que acabe amando cabelo curto :D

    ResponderEliminar
  10. Estive a ver o teu blogue : "relatos do câncer de mama" e vi que estás linda! O teu cabelo está a crescer muito bonito e fica-te muito bem assim curto! Parabéns minha guerreira linda!

    ResponderEliminar
  11. Que boas notícias minha querida ines! És linda 😍😍😍😍

    ResponderEliminar
  12. Que boas notícias minha querida ines! És linda 😍😍😍😍

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos