Cancro meu: Importância dos exames... e das palavras!

Hoje fui fazer a mamografia e eco mamária de rotina! Desde que fui diagnosticada, há precisamente 4 anos, tenho feito estes exames todos os anos.

Devemos estar sempre atentas ao nosso corpo porque somos nós que o conhecemos, melhor que ninguém! O tamanho da mama, a côr da pele, o mamilo, são detalhes que naturalmente têm de ser observados.

O autoexame (1 vez por mês, após período menstrual- ver AQUI) é essencial, mas está provado que a mamografia é o meio mais eficaz para detetar precocemente o cancro de mama! Quando um nódulo é palpável, normalmente já é bastante grande...

Segundo a OMS, a primeira mamografia deve ser realizada a por volta dos 35 anos, as seguintes devem ser realizadas de 18 em 18 meses até à menopausa e depois desta fase, de 2 em 2 anos (exceto se houverem outros fatores de risco).

Tinha ideia que a mamografia era muito agressiva em termos de radiações, mas depois de investigar fiquei surpreendida por saber que este exame utiliza uma dose mínima de radiação (1/10 da utilizada a realizar um simples Rx do Torax!).

Estes novos aparelhos usam uma dose de radiação mínima, sem riscos para a saúde, principalmente quando comparado com o benefício que temos com a realização de um exame que nos pode salvar a vida!

Tal como me explicava hoje o Dr Francisco Pimentel (especialista imagiologia, Lusiadas Porto), quando diagnosticado precocemente, o cancro da mama pode ser curado em cerca de 90% dos casos, por isso é mesmo importante fazermos a mamografia para além da palpação!!

Aquele bocadinho de conversa que tivemos enquanto ali estava deitada foi libertador...
Entrei assustada, com as mãos suadas, transpirada, com medo que de repente a minha vida se virasse outra vez do avesso, e saí positiva, tão mais leve!...

Naqueles 15 minutos, enquanto deslizava a sonda da eco sobre a minha pele, o Dr Pimentel falou-me do meu tipo de tumor, o triplo negativo e quando o lembrei que já fui diagnosticada há 4 anos, ele sorriu e disse "Isso é muito bom, sabe?! Esse tumor é muito agressivo no primeiro/ segundo ano mas depois a possibilidade de recidiva diminui drasticamente!".

Escutava atentamente aquelas palavras, que se íam transformando numa melodia curativa! Este lado humano dos médicos é muito importante em todo o processo de tratamento das doenças...Nem eles imaginam o quanto!

Acho que há palavras que valem por 1000 comprimidos! Dão-nos força, motivação e fazem-nos acreditar que é possivel recuperar a paz e confiança que julgávamos perdidas para sempre...

Terminou o exame dizendo que estou ótima, que não há vestígios de nada maligno e elogiou diversas vezes a minha reconstrução mamária (mastectomia total) que disse estar perfeita!
Aqui só posso agradecer aos meus anjos da guarda - O Dr Pedro Silva ( cirurgião plástico) , Dr Flemming de Oliveira e Prof Manuel Moutinho (cirurgiões CUF Porto) que no dia 12 de Agosto de 2014 estiveram 8 horas seguidas a dar o seu melhor para me salvar a vida.

Então hoje foi mais uma de muitas conquistas nesta viagem de montanha russa! É verdade que as coisas não correm exatamente como planeamos, mas pelo menos no meio destes altos e baixos ganhamos uma perspetiva da vida bem mais especial...



(No gabinete antes de entrar para exames, com o modelito azul lusíadas)





Beijooooooooo

Comentários

  1. Que maravilha , Inês ! Sempre torcendo por vc . Mtos bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo do outro lado do atlântico, existe uma bonita ligação!! Um beijinho muito grande e quando vieres ao porto já sabes que tens onde ficar :-)
      Espero que esteja tudo a correr bem com a tua recuperação!

      Eliminar
  2. Olá José! Desculpe só responder agora. Não tinha visto a sua mensagem!!
    Já estive a ver o seu blog e está muito interessante. Parabéns pela força e atitude que demonstra e pela forma sincera e descontraída com que partilha as suas ideias no blog! Vou partilhar na página facebook - cancro meu.
    Um beijinho
    Inês

    ResponderEliminar
  3. https://www.facebook.com/Cancro-meu-1524221947816977/


    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos