Cancro meu, que susto me deu...


Olá, olá!

Bem-vindas ao meu Blog! É
dia 1 de outubro....estamos a entrar no mês dedicado ao cancro da mama - a altura ideal para iniciar este blog e assim poder ajudar mulheres na mesma situação que eu, ou até mesmo familiares que procuram informação e conselhos para melhor enfrentar esta realidade .


Tenho 35 anos, chamo-me Inês, tenho 2 filhos lindos com 1 e 4 anos e há cerca de 2 meses, mais precisamente no dia 30 de Julho de 2014, descobri que tenho cancro de mama.


Tudo começou quando tomava o meu duche matinal antes de sair para mais um dia de trabalho. Ao lavar a mama direita, senti de imediato um caroço bem grandinho, que me deixou logo ansiosa e preocupada!!

Mal saí de casa, fui  falar com uma médica de Medicina geral e familiar que é minha amiga e ela disse que não lhe parecia ser nada de anormal até porque o caroço era móvel, mas aconselhou-me a fazer uma mamografia e uma eco também. Logo de seguida, no mesmo centro de saude, pedi a opinião de outra médica que achou que eu devia esperar uns 10 dias e ver se o caroço desaparecia, pois poderia ser hormonal, uma vez que eu estava com o período nessa altura.
 
Claro que não fiquei descansada...havia algo que me dizia que não podia nem devia relaxar. Nesse mesmo dia, quando cheguei do trabalho fui falar com a minha ginecologista, que me viu num espaço entre consultas. 

Achou também que não devia passar de um fibroadenoma, algo perfeitamente comum e benigno! Afinal, tenho 35 anos e nenhum caso de cancro de mama na familia. 

De qualquer forma, achou que deveria realizar exames e  no dia seguinte fui sozinha fazer uma mamografia, seguida de uma ecografia mamária que identificou que se tratava de um nódulo com 2,8 cm

O médico que fez a ecografia disse que seria melhor realizar uma biopsia....e aí o meu coração quase saltou!! 

Biopsia??? Meu deus, que medo...será que tenho cancro? Será possivel? 

Questionei o médico acerca da sua opinião, mas ele era um pouco distante e disse-me que só com o resultado da biópsia  poderia confirmar

Saí dali preocupada e nos dias seguintes nao conseguia parar de pensar neste assunto, apesar de estar muito positiva e de todos à minha volta estarem confiantes, inclusivamente a minha ginecologista.
6 dias depois, no dia 30 de julho, liguei para saber se os resultados estavam prontos e quando me disseram que sim, voei até lá,  agarrei no envelope, dirigi-me a um cafezinho ali ao lado e abri-o....só consegui pensar que o meu futuro, a minha vida estava resumida a meia duzia de letras impressas num papel branco...

Começo a retirar as folhas dos exames, a minha mae liga entretanto e mantém-se em linha enquanto eu leio, baralhada,  a descrição do exame sem perceber nada de todas aquelas palavras técnicas, e eis que passo para a folha seguinte, onde estava destacado a bold o resultado - carcinoma

O chão desabou, a voz fraquejou, as lágrimas comecaram a cair em soluços perdidos... E eu nem me lembro o que disse à minha mae...




Comentários

  1. Olá. ..como a posso contactar?
    Precisava mesmo...
    Marisa_alex@hotmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos