Cancro meu: Quimioterapia e maquilhagem



Sempre adorei maquilhagem, desde pequenina! Aos 9 anos lembro-me da minha mãe me dar um busto, de uma boneca com uns cabelos loiros platinados! E vinha com ganchos, rolos, batôns, blush, lápis, uma festa!! Adorava!

Depois veio a adolescência, as saídas à noite e eu era a maquilhadora de serviço do meu grupo de amigas! Era eu que as pintava sempre e ficava fascinada em ver aquele antes/ depois da maquilhagem! Conseguir tirar partido de cada rosto, vê-las a tornarem-se poderosas, lindas, gatas!

Na casa de banho dos bares e discotecas, acabava sempre por retocar uma ou outra miúda desconhecida que ao ver-me com aquele arsenal de pinturas a maquilhar as minhas amigas, se queria juntar à festa!



Aos 30 anos decidi tirar um curso profissional de maquilhagem com a conhecida  e experiente maquilhadora Rosarinho Rodrigues e adorei a experiência. Ainda pensei em explorar esta área, mas entretanto engravidei do meu primeiro filho, Francisco, tive uma gravidez de risco e acabei por esquecer um pouco este assunto.

Agora nesta fase da minha vida, tenho usado estes conhecimentos para meu usufruto!! E agora, mais do que nunca, acho importante cuidar de mim, gostar de mim, não ter medo mas antes orgulho de me olhar ao espelho, cabeluda, careca, com peruca, seja lá como fôr!

Acredito que a beleza vem, em grande parte, da ALMA! Mas uma boa maquilhagem dá uma grande ajuda ;-))

Quando estamos a fazer quimioterapia, 3 semanas após a 1a sessão o cabelo começa logo a cair.... Começam as transformações na nossa imagem. A partir da 4a sessão as sobrancelhas e pestanas também acabam por cair, nem sempre na totalidade (ainda não cheguei a esta fase).

Para além disso, andamos mais cansadas, com um ar mais abatido, tendência para ficar mais pálidas, com olheiras!

É altura de parar e apostar em bons cremes hidratantes para rosto e corpo e uma boa maquilhagem que nos devolva aquele ar fresco e mega saudável!! Então vou partilhar os meus truques de beleza só com vocês!!!

1. Hidratar bem a pele 
Começo por usar um creme de dia de uma marca da farmácia que descobri há algum tempo - a FILORGA e que tenho adorado. Tem uma textura super suave e deixa a pele lisinha e hidratada
Utilizo também o creme de contorno de olhos desta marca, que se deve aplicar com umas leves pancadinhas à volta do olho, sem esfregar muito, senão acabamos por retirar creme em vez de o fazer penetrar na pele.

2. Protetor solar
Imprescindível para quem está a fazer quimioterapia, porque temos de ter muito cuidado com o sol! A pele fica fotosensível por causa da medicação e temos mesmo de a proteger, por isso utilizo  todos os dias um creme da BIODERMA com côr que é fantástico e para além de dar uma tonalidade muito bonita e luminosa à pele, tem uma proteção factor 50!


3. Base e tapa olheiras
Com o creme da bioderma já ficamos com um ar saudável, mas para um dia mais especial gosto de completar com um pouquinho de base por cima, só mesmo para alisar mais a pele e tapar algumas imperfeições! Descobri uma base fantástica, que deixa uma pele muito bonita!! É da CHANNEL mas não é muito cara.

Aplico um pouco de base na mão (não na palma da mão, mas na parte de cima) e com o pincel (gosto mais do primeiro, ao lado da base), espalho com movimentos suaves, de dentro para fora do rosto.

Quando, mesmo aplicando a base, noto que estou num dia mais olheirenta, coloco um pouco de tapa olheiras ou iluminador e espalho com o dedo (pancadinhas suaves) e no fim aproveito o pincel da base para passar por cima e uniformizar um pouco.

Tenho um da maybelline e também gosto muito do iluminador da estee lauder (tipo caneta)


4. Pó bronzeador ou blush ( utilizo um dos dois ou mesmo os dois)
Depois da base, para a pele ficar mais aveludada e com um ar mais moreninho (sobretudo no inverno) gosto de usar um pó bronzeador. Estou a usar um da clarins, mas normalmente uso a terracota da guerlain
Este é da clarins 

Este é o da guerlain

Em vez do pó podes optar por colocar um pouco de blush nas maçãs do rosto! Dá aquele ar super saudável!
Adoro este que comprei da make up factory, que só existe na loja perfumes e companhia e que é uma marca alemã.


Tem 3 tons de rosa/coral , que se podem usar em separado ou misturar. Eu misturo sempre.

Uso estes 2 pincéis. O primeiro mais para o pó bronzeador e o segundo para o blush ( tem uma forma mais definida para as maçãs do rosto). Gosto dos pincéis da make up forever.

5. Lápis e sombra para olhos
Costumo fazer um risco preto ou castanho muito junto às pestanas, que acompanha todo o olho e de seguida, pinto por cima do risco com um pouco de sombra castanha escura para esbater e tornar mais natural o risco.

Tenho evitado colocar rímel, para poupar as pestanas. Segundo me explicaram, ao retirar o rímel com desmaquilhante, as pestanas começam a sair mais cedo e a ficar mais fragilizadas... E neste momento temos de poupar todos os santos pelinhos do nosso corpo! Também não tenho arranjado as sobrancelhas porque estes pêlos que agora acho que estão a mais, vão dar muito jeito daqui para frente!!

Prometo que vou tentar fazer um pequeno vídeo para poderem ver alguns truques de maquilhagem!

Beijinhos e espero ter ajudado! Qualquer dúvida, escrevam-me! Se não conseguirem comentar aqui no blog, enviem por email- inescosta78@hotmail.com





Comentários

  1. Adorei os teus conselhos pois serem para qualquer mulher com truques simples e práticos.... Pois qual é a mãe q não têm olheiras. Beijinhos Inês continuo achar és a minha heroína :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Sofia! Quando quiseres faço-te uma make up bem gira para te sentires ainda mais bonita ;-))

      Eliminar

Enviar um comentário

mais vistos