Cancro meu: Afinal....Radioterapia

No final dos tratamentos tive a consulta com a a minha medica oncologista, Dra Margarida Damasceno. 

Pensava que não teria de fazer radioterapia, pois quer o Dr Flemming ( cirurgião) quer a Própria Oncologista já me tinham dito que apenas iria fazer quimioterapia, porque como retirei a mama, de nada serviria a radioterapia. 

A verdade é que durante a consulta a médica começa a explicar que possivelmente terei de fazer radioterapia, mas que só depois de reunir com a equipa é que pode confirmar. Na sua opinião, tendo em conta a minha idade (36), o grau do tumor (G3), o tipo de cancro (triplo negativo) e o facto de se ter observado no tecido retirado invasão vascular linfática extensa, é suficiente para ser avançar de imediato com a radioterapia



Fiquei apreensiva. Bem sei que o pior já passou e toda a gente me diz que a radioterapia é muito mais simples, mas eu não estava a contar...ainda estou a digerir toda esta informação.

Estava a começar a sentir-me livre de tratamentos, com o espírito fortalecido e a focar-me na minha nova vida. O cabelo a crescer, a saúde a fortalecer, a perspetiva de me voltar a sentir normal, e esquecer um pouco tudo o que aconteceu...e agora isto - não sei quantas sessões de radioterapia diárias, os medos dos efeitos secundários,... 



Na 2 f tive finalmente a consulta de radioterapia com a Dra Maria Adelina Costa no instituto Cuf. Aguardava-me uma médica baixinha, muito calma, com uma voz tranquila, muito serena. Explicou-me ao detalhe em que consistia a radioterapia! Aquilo é um mundo! É uma técnica super precisa, que requer muita sabedoria. 

No meu caso será necessário fazer não só na zona axilar, mas também na zona supra-clavicular, por se tratar de uma zona para onde as células cancerígenas têm tendência a migrar. Terei de fazer 25 sessões, sendo que a primeira começa hoje.

Continuou a sua detalhada explanação, abordando os efeitos secundários possíveis, que se resumem à possibilidade de ficar localmente com a pele vermelha e queimada e com edema no braço. Estes sintomas geralmente aparecem a partir da segunda ou terceira semana de tratamento e no caso do edema, pode persistir no tempo.
Vou ter de ter mais atenção ao braço direito, não fazer esforços, não pegar em pesos, etc...(eu só pensava como é que vou conseguir essa proeza com 2 filhos em casa com pilhas duracel, sendo um ainda praticamente bebé...)

Adiante. Terminada a consulta fui diretamente fazer uma TAC. Dispo-me da cinta para cima, a sala era grande e senti frio. O técnico pede-me para deitar e ao ajeitar-me a cabeça reparou na peruca e eu de imediato disse que a podia tirar ( nem me tinha lembrado!). Foi assim uma situação estranha porque lhe entreguei a peruca para ele  a guardar! 

Ali fiquei deitada, semi-careca, semi-nua, semi-sozinha ( a minha mãe aguardava lá fora ;-).
Fez-me recordar os primeiros exames que fiz mal descobri o nódulo. Mas agora já tudo tinha passado e restavam as marcas de um caminho tão difícil de percorrer. Caiu uma lágrima e eu disfarcei.

Entretantanto explica-me que vai ter de fazer umas marcações na zona do peito para ajudar a posicionar a maquina na radioterapia. Eu não ouvi metade do que ele disse, quando de repente me pica com toda a força com um raio de uma caneta pequenina e aparentemente inofensiva! Fogo!! Vi estrelas! Não sei se foi de estar completamente distraída...Disse de imediato "aiiiiiiiii!! Não me avisa?????" Ao que ele respondeu "mas eu avisei..." e continuou a furar, como se eu fosse uma folha de papel, credo!

Depois percebi porquê é que doeu! O técnico informou-me que se tratava de uma caneta de tinta da china que deixa marcas permanentes no corpo (umas pintinhas pequeninas), tipo tatuagem mesmo! Como tenho de fazer 25 sessões, este procedimento ajuda nas marcações, evitando ter de estar sempre a fazê-las a cada sessão.

Vamos lá então embarcar em mais uma aventura nas próximas 6 semanas.
Já fui ontem fazer mais uma sessão de terapia quântica e estou a tomar alguns suplementos naturais para ajudar a proteger a pele destas agressões. Esta tudo a postos! 

Agradeço que quem já tenha feito radioterapia, me dê umas dicas para melhor ultrapassar esta fase! Eu prometo que quando terminar, faço aqui um post completo com toda a informação reunida.

Beijos







  























Comentários

  1. Minha heroína força vamos lutar. A vida pregou-te uma partida mas estas apreender, pensavas q tudo estava terminado e esta.
    Tens é q ver q nada pode ficar ai, dai mais vale prevenir e fazeres a radioterapia, para matar qq vestígios.
    Tens uma família incrível, fortes pilares por isso força. Sei q é fácil falar e existem momentos q vamos abaixo, mas tens uma mãe, marido e restantes q não te vão deixar ir abaixo.
    É como te digo uma fase.
    A Teresinha todos os dias antes de sair de casa obriga-me a dizer (mas convicção) PENSAMENTOS POSITIVOS ATRAEM COISAS POSITIVAS e isso é que tens que pensar.
    Força minha querida heroína Inês tens uma força enorme dentro de ti, vais passar mais esta etapa q perto do resto são "Peanuts".
    Beijinhos grandes de todos nós e um especial da tua fã n 1 Teresinha q todos os dias me pergunta se escreves-te algo ou se falei contigo <3.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Eu percebo tanto disto q escrevi 2x a mesma coisa.
    Já agora tu és mesmo muito chique, não foste fazer uma tatuagem a um tatuador qualquer.... Quem pode pode bjiinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu faço para ter umas tatoos de borla ;-) obrigada mais uma vez pelas tuas palavras que sempre me comovem pois sei que são muito sinceras e vêm do coração! Manda um mega beijinho a essa princesa e diz-lhe que mal tenha a vida mais organizada a convido para vir ca a casa brincar com os meninos aos teatros! Ela tem cá um jeito! Muitos beijinhos para todos

      Eliminar
  4. É só mais um bocadinho de força nas canetas Inês... mas não posso deixar de dizer que estava mesmo confiante de que este post teria outro conteúdo... mas cá fico eu, entre muitos, mas a torcer e a ter a certeza de que tudo vai correr bem... é só um adiamento do post que todos esperamos... bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso!! Vai passar rápido! Esta primeira não custou nada ;-) muitos beijinhos para todos

      Eliminar
  5. Bjss Inês ... keep going , PLAY HARD :D

    ResponderEliminar
  6. Para quem já passou pelo que tu passaste.... isto não é nada minha querida amiga, não conheço mais ninguém com a mesma força que tu, beijoooos!!!

    ResponderEliminar

  7. Fica aqui o comentário de uma pessoa que, mesmo não conhecendo pessoalmente, admiro muito, pela forma como vivenciou uma situação idêntica à minha. Sei que foi muito corajosa e positiva e por isso estas palavras ( que não conseguiu postar no blog) não poderiam deixar de estar aqui:

    "Olá, Inês. Já temos «conversado» muito através da Elisa, sua mãe, e da nossa amiga Helena Padrão. Já passei pela sua situação, também eu tive as mãos de anjo do Dr. Fleming a operar-me, também eu tive a Dra. Adelina na radioterapia (é um amor de médica) e também eu, que passei pelas «ias» todas, como costumo dizer, tinha à partida muito receio da radioterapia. A palavra «radiação», para mim, evocava fantasmas de queimaduras atómicas, filmes sobre guerras nucleares, acidentes em centrais, eu sei lá... O que lhe posso dizer: a radioterapia é mais suave efetivamente do que a quimio. A minha pele (que até é muito sensível e reativa) portou-se muito bem (use e abuse do creme; evite completamente o sol), para o fim tinha algum prurido, e muita vermelhidão, mas nada do que às vezes ouvia contar. Os efeitos dos tratamentos são cumulativos: é normal que se sinta progressivamente cansada, às vezes muito tempo depois de os tratamentos terem terminado. A radiação não é pera doce. Também é normal sentir-se um pouco deprimida no fim dos tratamentos, o que pode parecer um contrassenso, mas não é: afinal, agora está a lutar; no final, há a sensação de que não estamos a fazer nada para combater o monstro. Quando aí chegar, tente pensar: «não estou a fazer nada, porque não tenho mais nada que fazer; ponto final; estou curada». Por último, quanto a não fazer nada com o braço, também eu (com duas filhas pequenas na altura) fui fazendo batota, aos bocadinhos, sem exagerar, e sinceramente não me arrependo. Hoje tenho o braço operacional (quase a 100%, enfim). Ah, o bronzeado horrível com que ficamos uns meses depois vai desaparecendo, até que um dia temos a pele toda da mesma cor . Um grande beijinho
    Isabel Rio Novo


    Obrigada Isabel! Adorei ler. Um grande beijinho para si.

    ResponderEliminar
  8. Desta vez é à Isabel que me dirijo. Ainda não nos conhecemos pessoalmente, mas parece que já a conheço há muito tempo; as nossas conversas têm sido importantes e um destes dias, em vez do tào falado 'café' , temos é que nos sentarmos à volta de um belo almoço. Entretanto, obrigada por todo o apoio e ensinamentos. Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Inês Costa, que mais te posso eu dizer, eu penso que já te tinha dito que irias ainda passar as passas do deserto, mas mais uma vez irás vencer e por aqui me fico nesta pequena mensagem FORÇA AMIGA podes contar sempre comigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigada.... Por toda a força, carinho e bondade que tem tudo comigo desde o inicio.

      Eliminar
  10. Inês, tenho 39 anos e tal como a Isabel passei pelas ias todas. Fiz 32 tratamentos de radio no IPO, entre Junho e Agosto de 2014. Aconselho-a a colocar muito creme, Uriadine é óptimo, e foi o que a minha radiologista receitou, mas o Bearfine também é bom ( é o que colocam nas crianças) e o óleo de rosa musqueta é um óptimo regenerador e o unico óleo que se pode usar durante a radio. Só não se podem colocar 3 horas antes do tratamento. O cansaço é normal, e confirmo que demora algum tempo a passar, mas com uma atitude positiva tudo passa facilmente, garanto-lhe. Fiquei bastante queimada porque os últimos 7 tratamentos foram de protões que é o + forte, mas graças às toneladas de cremes (ia variando ao longo do dia) passado uma semana estava bem melhor e hoje passado 6 meses não tenho qualquer marca. Bjs. Boa sorte. Muita Luz e Fé :) Célia Galego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia! Que bom ler o seu testemunho. É esta partilha que nos faz ultrapassar estas fases menos boas! Vou já ver esse creme que referiu. E quanto a fazer exercício, disseram-lhe alguma coisa? A mim torcem o nariz por causa do suor na pele...

      Eliminar
    2. Inês como os meus tratamentos foram no verão eu transpirava bastante, andava-me sempre a lavar, só com água, porque na zona que leva radiação não se pode colocar gel de banho, só água mesmo. Acho que o exercicio fisico serve de antídoto nesta fase, desde que não estejamos muito cansadas claro. Quando me sentia bem fazia e sentia-me renovada e contente por combater a preguiça. Acho que desde que seja moderado e se tenha cuidado com a cicatriz e com os braços, porque o braço do lado do peito que foi operado e onde incide a radio (no meu caso, é o esquerdo) fica muito cansado, pode-se fazer. Como o meu tumor estava situado quase debaixo da axila, na zona de transição da mama para a axila, os médicos aconselharam-me a fazer alongamentos, sempre com cuidado, e alguns exercicios para trabalhar os musculos do braço para fortalecê-lo. Fiz 2 biópsias aos gânglios axilares e tiraram-me + 3 gânglios na operação e isso, na altura tirou-me muita força aos braços. Acho o exercicio importante como forma de reabilitação, fisica e emocional. Se lhe apetecer fazer exercicio, faça, não só faz bem ao corpo, como à alma, e com o frio que está, até é bom para aquecer :) Bjs e Força. Célia Galego

      Eliminar
    3. Obrigada Célia! Eu ainda me esqueço de ter certos cuidados... Ainda hoje no banho lavei com gel de banho a axila! É automático! E como ainda não esta vermelho bem queimado eu acabo por esquecer. O creme tenho posto sempre e quanto ao exercício acho que vou mesmo seguir o seu conselho senão dou em maluca! Preciso de fazer exercício, pela saúde física e emocional e tb para abater os 5 kg que ganhei.

      Eliminar
  11. Emociono-me com esta partilha de experiências que tão bem fazem à alma de quem passa momentos menos bons...obrigada a todas e as maiores felicidades.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos