Cancro meu: Radioterapia, 1/3 do caminho percorrido

Já fiz 8 sessões de radioterapia. Começo-me a habituar a esta nova rotina. 

Todos os dias pelas 12h40 estou a entrar no piso -1 do instituto Cuf. Cumprimento a D. Fernanda que tem sempre um sorriso sincero para oferecer e  aguardo na sala de espera.


Quando chamam pelo meu nome, lá vou eu pelo corredor, onde me cruzo sempre com o mesmo velhote simpático que faz radioterapia antes de mim e me dirige um olhar cada vez mais cúmplice. Entro numa pequena cabine, tiro a roupa da cinta para cima e visto apenas uma camisola ou um casaco para atravessar o caminho até à sala onde faço a radio.

O radioterapeuta que me acompanha desde o inicio chama-se João e é impecável - Simpático, carinhoso e engraçado. Trocamos sempre algumas palavras enquanto me deito na máquina e me posiciono corretamente (com base naqueles furinhos tramados que ele me fez na TAC). Diz-me sempre que eu fui feita à medida para aquele aparelho e que não dou trabalho nenhum. Realmente é tudo muito rápido - chego, deito, os técnicos saem da sala e ficam a ver tudo através de um câmara, a máquina começa a trabalhar e passado alguns minutos pára. Devo permanecer imóvel, com os braços para cima, encaixados numas braçadeiras e o pescoço virado para o lado esquerdo. 
Quando termina a sessão, a base onde me deito desce e o radioterapeuta ajuda-me a sair. Normalmente são 2 radioterapeutas que acompanham este processo, mas muitas vezes aparecem internos que ficam a observar todo o procedimento.

O tratamento é completamente indolor e não se vê nada, apenas a parte de cima da máquina, uma peça grande e redonda que anda de um lado para o outro, a sondar as zonas a tratar.



Pelo que me disseram, estas primeiras sessões são tranquilas pois o efeito da radioterapia sobre a pele é cumulativo, o que significa que a ultima semana é que costuma ser a pior em termos de estragos na pele. A zona a tratar costuma ficar vermelha e pode mesmo originar queimaduras complicadas. 

Somos aconselhadas a colocar muito creme. A minha médica aconselhou-me um creme chamado lipoleum dermoreparador, mas várias pessoas me falaram noutros como o nívea (lata azul), biafine ou ureadin RX O importante é colocar sempre muito creme, diversas vezes ao dia, exceto nas 3 horas que antecedem a sessão de radioterapia. 



Para além disto, existem algum cuidados extra a ter consideração:

- A roupa que está em contacto direto com o corpo deve ser de algodão. A minha mãe comprou-me algumas camisolas na tezenis em 100% algodão a um preço muito bom. O soutien deve ser colocado por cima da camisola e deve-se evitar o uso de colares ou lenços  sintéticos (no caso de se tratar a zona supra-clavicular).

Lavar a pele com água morna

- Usar sabão neutro – de glicerina

- Não esfregar nem coçar a pele. Ao colocar o creme tentar não esfregar

- Usar creme hidratante neutro após o tratamento 

- Não aplicar outros cremes, desodorizantes, perfumes, pó de talco, adesivos, etc…

- Não fazer a depilação na axila irradiada

- Evitar exposições ao calor e ao frio

- Não se expôr ao sol

- Não fazer natação em piscinas com cloro

- Não aplicar produtos com iodo

- Nunca carregar pesos

- Evitar dormir para o lado operado 

- Fazer o tratamento com a pele limpa e sem qualquer produto ou creme

- Evitar suar na zona irradiada 

Para já está tudo a correr bem. A única coisa que sinto é um maior cansaço. Coloquei esta questão à enfermeira e ela disse que pode acontecer, sobretudo se puxarmos muito por nós, pois o organismo durante a radioterapia tem as células a combater a agressão à zona tratada e isso faz com que haja um desequilíbrio e possam aparecer sintomas de fadiga. Eu como continuo a fazer ginástica, estou a notar bastante este cansaço. 

Por um lado estou contente por estar a fazer este tratamento. Como no meu tipo de cancro não posso fazer a hormonoterapia (pois não é hormono dependente), acabo por ficar mais descansada por fazer radioterapia... É mais uma arma! Se houver algum vestígio de célula cancerígena que tenha escapado  à quimio, com a radio desaparece de vez! Estou focada em dar cabo do "bicho", custe o que custar.

Faltam 17 sessões... Está quase!

Ó pra mim toda vaidosa, com umas pestanas novas ( compradas na sephora, da marca Benefit) e as sobrancelhas pintadas com um lápis castanho da mesma marca. Faço uns tracinhos fininhos com o lápis super aguçado, de forma a parecerem naturais, fica bem, não acham?

Beijos <3

Comentários

  1. ole!!! mais conhecimento para partilhar!!! E SIM CONTINUA LINDAAAA !!! <3

    ResponderEliminar
  2. Querida heroína Inês tornas tudo tão simples e parece tão fácil.
    És fantástica mas como tenho dito é graças aos pilares q tens. Agora como na químio é contagem decrescente, e força estamos aqui a fazer por isso.
    A Teresinha acha que ainda estas mais bonita e tb acho.
    Beijinhos grandes para todos e para a tua fabulosa mãe.
    Já sabes podes contar sempre connosco, não percas a Fé e a Esperança pois tu mereces tudo, és uma grande mulher. E como diz o ditado ao lado de uma grande mulher está um grande homem e família <3 <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uns grandes vizinhos ;-)) em todos os sentidos! Beijos enormes e diz à teresinhaxque já tenho saudades dela

      Eliminar
  3. Querida heroína Inês tornas tudo tão simples e parece tão fácil.
    És fantástica mas como tenho dito é graças aos pilares q tens. Agora como na químio é contagem decrescente, e força estamos aqui a fazer por isso.
    A Teresinha acha que ainda estas mais bonita e tb acho.
    Beijinhos grandes para todos e para a tua fabulosa mãe.
    Já sabes podes contar sempre connosco, não percas a Fé e a Esperança pois tu mereces tudo, és uma grande mulher. E como diz o ditado ao lado de uma grande mulher está um grande homem e família <3 <3

    ResponderEliminar
  4. Pelo que consigo ler vais no bom caminho e com muita esperança e crer em dar cabo do bicho....
    É assim mesmo amiga que deves proceder com muita força e querer que se consegue vencer seja lá o que for quando o nosso pensamento é positivo tudo nos corre bem e tu vais lá chegar e no final dizer custou-me muito, sofri, mas venci.
    Não estás sozinha neste teu sofrimento amiga, como podes verificar tens muita gente a pensar em ti e eu também estou a torcer para que tudo te corra bem.
    Um beijinho da família Ribeiro, Laurinda e Fernando Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho para essa linda família! Obrigada por todo o apoio ao longo destes últimos meses.

      Eliminar
  5. olá Ines. Aqui no IPO de Lisboa dizem sempre para por creme durante a radio. a malta coloca uma camadona de biafine, uma t-shirt de algodao e só depois o sutiã :)
    Eu estou a entrar hoje na segunda semana de radio e tenho posto sempre creme ;)
    Boa sorte e continua este blog.
    MissDavid

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela partilha! Também tenho posto bastante creme. Uso o nívea e o biafine, de manha e à noite uma camada maior. Para já esta tudo ok. Ligeiramente vermelho (quase nada). Já fiz 13 sessões. Sinto-me é bastante cansada!! Também sentes?

      Eliminar
  6. Olá Inês, só vou na sétima sessão.. acho que ainda tenho o cansaço da quimioterapia. Dói_me os pés e os joelhos:-) continua com essa boa disposição.
    miss david

    ResponderEliminar
  7. Eu também ando muito cansada mesmo! Penso que é o efeito cumulativo da quimioterapia e também a radioterapia que tem esse efeito secundário! Dói-me os músculos... Estou toda partida!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos