Cancro meu: radioterapia - a meio caminho: o cansaço espreita

Hoje acordei ao lado do meu filho de 4 anos,  que mesmo antes de abrir aqueles olhinhos lindos, já me está a dizer: " mamã, adoro-te! És linda! Quero ficar para sempre contigo" e enche-me de beijos, daqueles tão sôfregos, que fico com a cara cheia de cuspe!!

Passado uns minutos, começo a ouvir o outro melrito que está numa fase muito gira, das primeiras frases, e então logo pela manhã começa a chamar:" mamãããã!!!! Anda, anda! bebé lindo, mamã linda, qué leitinho!". É um interesseiro! Dou-lhe o leite enquanto o seguro no meu colo... É tão bom ficar ali, naquela troca de olhares apaixonada. Ele fica sempre super atento, como se a cada dia visse uma mãe diferente....puxa-me o nariz, enfia-me o dedo na orelha, examina as minhas (poucas) pestanas como se as tivesse a contar, uma a uma. E eu repito-lhe sempre as mesmas doces palavras, que ele agora imita na perfeição! 

Ser mãe é sentir a pureza do amor, na sua plenitude, é andar sempre suja de papas, leites, cocós, catotas e afins...mas mesmo assim estar feliz e grata.

É o que me faz olhar para a frente com esperança. É o que mais me dá forças para lutar e querer ficar, vencer...



Hoje fui tirar sangue antes da radioterapia. As minhas veias estão péssimas, ficaram duras e então é mais difícil encontrar uma saudável para poder picar. Não sei porquê, mas hoje doeu-me, doeu-me tanto que chorei. Não sei se foi dor no braço ou na alma... 

Seguiu-se a radioterapia e apetecia-me dizer "basta" e saltar dali para fora, vir para casa e esquecer tudo isto, mas não pude! Fiquei ali deitada, pela 13a vez consecutiva, a ouvir os sons da máquina que já sei de cor...


O meu corpo já pede para que tudo isto termine...
Vou a mais de metade do caminho e a pele está a reagir bem, apenas um pouco vermelha, quase nada. O que tenho notado mais é o cansaço físico. Tenho o corpo dorido, os músculos cansados e não tenho conseguido ter o mesmo ritmo na ginástica. 
Sinto mais necessidade de descansar e como defendo que devemos sempre ouvir o nosso corpo, tenho tentado relaxar o máximo possível!

Só espero que as próximas 12 sessões corram bem e que em breve tudo termine como nos contos de fadas, com um final feliz ;-)



















Comentários

  1. Minha querida Inês heroína, é verdade os nossos filhos conseguem-nos fazer esquecer quase tudo, assim como qualquer dor. Por mim eles nunca se separavam de mim, mas também não posso ser egoísta. Mas uma coisa é certa quando estou com eles e com o meu marido a dor atenua. Parece quase um medicamento, pior é quando vão. Mas é a vida etapas que temos que passar.
    Tu tens sido uma grande guerreira e como te disse na quimio já estas a ver a meta só falta um pouco. Tu tens que descansar, para deixar o organismo atuar, sei que para ti deve ser difícil pois és a super mulher energia.
    Beijinho de todos nós e em especial um da Teresinha. Descansa <3 <3.

    ResponderEliminar
  2. Se eu tivesse poderes mágicos, passava isso tudo para mim! Adoro-te!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tens poderes mágicos!! És uma mãe mágica e maravilhosa...

      Eliminar
  3. Cara amiga Inês vamos lá ter calma e pensa nos teus meninos que estão uns amores e que esperam ver a mãe mais bem disposta possível, a tua boa disposição também lhes faz bem a eles e eu tenho a quase a certeza que são mais os momentos que os tens em teu pensamento quer tu estejas no Ginásio que estejas na radioterapia e é essa força que te faz vencer o teu desanimo mas não cais nessa de desanimar mostra que és uma MULHER de raça e força e diz em vós alta " EU VOU-TE VENCER " e que verás que ficas melhor com os teus pensamentos sempre positivos.
    Um grande beijinho para ti e para os miúdos e um grande abraço para o Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado vizinho, sinto a sua falta!! Temos de nos encontrar para me passar essa boa energia pessoalmente! Beijinhos para todos

      Eliminar
    2. Cara amiga Inês, eu não sei o que te dizer, mas ao ler o teu blog penso muito em tudo o que se esta a passar consigo neste momento da vida, estou completamente de acordo com o que diz a Senhora vossa mãe. Se eu tivesse poderes mágicos, passava isso tudo para mim, eu diria o mesmo mas sei que isso é impossível de acontecer.
      Uma das frases de um livro que me encontro a ler diz o seguinte: Onde é que você encontra a paz? E que tal se a procurar no Criador do Universo? Naquele que disse : " Sim neste mundo, terão atribulações. Mas podem relaxar. Eu ultrapassei tudo isso. Vou ajudar-vos a fazer o mesmo.
      O que alteraria hoje na sua vida se soubesse, sem sombra de dúvida, que, aconteça o que acontecer, no fim vai ficar tudo bem e tudo será maravilhoso?
      E acaba dizendo esta frase.
      No mundo, tereis atribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo ! Um beijinho amiga

      Eliminar
    3. Que lindas e profundas as suas palavras. Sei que são sinceras e sentidas! E deixam-me a pensar e com vontade de acreditar que tudo vai terminar maravilhosamente bem ecque vou sair desta fase mais fortalecida e mais feliz! Nem que seja por ter descoberto a essência de muitas pessoas que me rodeiam e me têm mostrado o poder da amizade e compaixão pelo próximo. É raro encontrar pessoas assim e é um privilégio tê-lo como amigo. Obrigada.. Beijinhos

      Eliminar
  4. Não vale desanimar!!! É batota mas eu sei que às vezes é o que apetece.. Um bj e bola para a frente.

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Inês sei bem como é esse cansaço! Amanhã já nem te lembras deste cansaço "de alma"! Um beijinho grande, grande e continua em frente sem vergonhas também temos direito a estarmos cansadas e a desanimar só quem passa por isto é que sabe... <3 <3 <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu carinho... Sabe tão bem! E tens razão, temos de aceitar que nem sempre temos forças, nem sempre estamos positivas! Há dias de merd.......

      Eliminar
  6. Olá Ines. Não vou seguir o cliche e dizer: Força! Pelo que ja tens muita. :) Não à palavras para todo o teu esforço pelo que apenas quero dizer que podes comigo e com a Ana e o pequeno Gabriel para o que precisares. E no caso do gabriel é mesmo para "destabilizar" os primos ;)

    Beijinhos.
    João Quinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, obrigada! Vocês são mesmo queridos. O Bernardo fala no primo todos os dias e diz " manhã primo", que quer dizer que amanhã quer estar com o primo! Temos mesmo de combinar :-) beijinhos grandes para essa linda família

      Eliminar
  7. Olá Inês!! também estou a passar pelo mesmo que tu já fiz 6 tratamentos de quimioterapia depois fui operada e esta semana vou terminar as 30 sessões de radioterapia, também tenho tido muita força e sido bastante positiva, mas neste momento já me sinto bastante cansada e percebo perfeitamente o que estas a passar. um grande beijinho, tudo passa e melhores dias virão. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima! Já esta quase a acabar, para ambas!! É um caminho longo, mas já já vamos estar livres de tratamentos e acredito que com outra visão desta vida, não é? Muitos beijinhos, muita força e energia positiva :-)

      Eliminar
  8. Alguém dizia, e eu replico, por mais que possa parecer estranho, que:
    Nem tudo é mau nas paragens forçadas que a vida nos obriga a fazer. Nem tudo é mau quando temos de abrandar na velocidade dos dias. Às vezes chegamos mais rápido onde queremos indo mais devagar. Quando a vida obriga a parar o melhor é não resistir. Aproveitar para alinhar pensamentos, repor energias, olhar e ver, ver e reparar. Aproveitar o tempo para recuperar. Olhar para a agenda do que temos pela frente e ter a certeza absoluta que quando voltarmos à velocidade dos dias, às rotinas, à distância que nos separa desta paz e desta visão do grande plano, tudo vai correr bem. Porque para quem se habituou a fazer o que tem de ser feito, a ousar descobrir entre tentativas e erros o equilíbrio possível dos dois mundos, a ter na gratidão o barómetro de quem sabe esperar pelo resultado das suas lutas, esta pausa, esta pequeníssima e ainda assim imensa pausa, dá espaço (tempo e ar) para respirar tudo aquilo que somos e a imensa sorte que temos.
    Em tudo o mais, é só a vida como ela é para todos: imperfeita.
    Love you!
    Para ti, estou aqui sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa, que bom ler esta mensagem <3 obrigada pelo carinho. Muitos beijos

      Eliminar
  9. Força querida Inês, não posso dizer que sei pelo que estas a passar, mas posso dizer que se há alguém capaz de ultrapassar és tu!!!! BEIJOS, MUITOS

    ResponderEliminar
  10. Olá Inês dizes aqui que esta quase pronta "It's almost done" mas não dizes mais nada eu sei que por vezes é difícil dizer algo mais, mas nós cá deste lado, eu respondo por mim principalmente eu que todos os dias vou procurar noticias tuas quer no Facebook ao no teu blog e a tua ultima entrada no mesmo foi no dia 2 de Março, como tens passado cara amiga.... um beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos