Cancro meu: 21a sessão de radioterapia

Hoje passei a manhã no colégio do meu filho Francisco. Foi o dia de fazermos uma atividade com a turminha!

Como coincidiu com o dia de anos do meu marido, comprei um super bolo em forma de lua, com  astronauta em cima, planetas, estrelas,...e todos cantamos os parabéns!! 


Os miúdos amaram! Passámos o resto da manhã a fazer pinturas: ovos de páscoa, astronautas, planetas, uma animação! E que tempo bem passado, precioso, único.


Depois de encher o coração, lá fui eu para mais uma sessão de radioterapia. Aguardo na sala de espera do piso -1 do instituto cuf a minha vez para a 21a sessão. A pele ontem estava muito vermelha e a médica radioterapeuta quis ver os "estragos". 

Confesso que estava preocupada, mas a Dra Adelina Costa, com a sua tranquilidade e sabedoria, conseguiu-me descansar! Ficou admirada por a pele estar assim tão bem a esta altura do campeonato (pelos vistos costuma estar muito pior). Colocaram-me apenas um pouco de creme com corticóide para aliviar a irritação.

Todos os dias me cruzo com os mesmos rostos. Hoje o casal que esperava ao meu lado não me reconheceu porque trouxe a minha cabeleira comprida! É tão engraçado ver a reação das pessoas! Quando comecei a deixar de usar peruca, ou não me reconheciam e nem cumprimentavam, ou ficavam muito admirados e exclamavam : "que grande corte!!", como se fosse possível alguém cortar de livre vontade o cabelo assim tão curto! Pelo menos alguém como eu, tão vaidosa ;-)

Ora, num dia aparecer de cabelo castanho, curtinho, tipo pente 3 e no dia a seguir aparecer com ele tão comprido e loiro, baralha qualquer um!!



A enfermeira diz sempre que eu fico muito bem de cabelo curto, a administrativa também acha que eu não devia mais usá-la, mas eu ainda não me sinto 100% segura com o cabelinho assim tão pequeno. Há dias em que acordo com  ar mais cansado, e sem peruca fico com pior aspeto! Também há dias em que  nem me consigo ver com ela! com nenhuma das 2!! Nem sem nada!!

A verdade é que este processo está a ser natural e estou a aceitar as coisas de forma gradual, a adaptar-me devagarinho a esta nova imagem, ao meu novo corpo, a mimar a minha auto-estima, a valorizar e a tentar sempre tirar algum ensinamento de tudo o que está a acontecer! Quero olhar para trás, um dia, e ficar orgulhosa de mim, sentir que dei tudo.

Mais do que nunca tenho a certeza que nós somos a nossa própria cura. O nosso corpo reage às nossas emoções, às energias que emanamos e recebemos. Está tudo interligado! O segredo para ultrapassar um desafio como este está dentro de cada um de nós e TODOS temos esta capacidade, esta força. Às vezes está mais escondida, adormecida ou envergonhada, mas está lá!! 

Para quem está ou vai passar pela radioterapia, segue este conselho: acreditem que tudo vai correr bem e que estão a fazer de tudo para acabar de vez com qualquer vestígio de malignidade que possa existir. Em cada sessão é importante estarmos descontraídas e aproveitar aqueles minutos debaixo da máquina para meditar, sentir cada célula do nosso corpo a fortalecer, a ganhar vida. 

Pensamentos positivos atraem energias positivas e a pele é o nosso maior órgão!! Também ela responde quer a fatores externos como internos: stress, ansiedade, etc..por isso é tão importante estarmos focadas no que queremos para nós, visualizarmos a nossa cura, um futuro brilhante, cheio de amor e saúde.
Acreditem, resulta!! ;-))









Comentários

  1. Que bom Inês foi ler esta mensagem que deixastes aqui no teu blog, li e reli mais que uma vez para ver se realmente era aquilo que estava a ler, o teu a vontade em contares as tuas façanhas do teu dia a dia ao pequeno pormenor, até da peruca falas com tanta a vontade que me fez recordar o episódio para mim de espanto e tristeza ao mesmo tempo quando me contastes que usavas peruca e agora até me deu um ar de riso em ver como tu estas totalmente diferente para melhor com um pensamento muito positivo e ao mesmo tempo mais criativo em dares a conhecer que realmente não és aquela coitadinha que alguém poderia pensar mas sim uma mulher com fibra e com muita garra para matar o bicho, parabéns Inês por essa tua boa maneira de agires aos problemas e levares tudo isso na desportiva. Um grande beijinho amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, porque o fiz a pensar em si! Tinha dito na ultima mensagem que me deixou que andava preocupado e gostava de ter notícias e então eu pensei que não podia nunca deixar ficar mal o meu leitor mais assíduo e interessado!! ;-)) beijinhos com saudade

      Eliminar
  2. Inês fico mesmo sem jeito para te dar resposta, mas não deixo de te dizer obrigada Inês pela amizade que me oferecestes desde o tempo que vim morar no mesmo bloco do prédio, amizade que começou já lá vai para oito anos de convivência quase diária e agora foi interrompida por esse maldito bicho, digo interrompida mas é de convivência diária, que de resto mais nos veio juntar e posso dizer a boca cheia que todos os dias vou ao teu blog desde que tive conhecimento do mesmo e fico satisfeito por ver que tudo está a andar bem. Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. És uma força da natureza: linda, enérgica, simples... Adoro-te!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos