Cancro meu: fim dos tratamentos - um novo começo

Terminei ontem os tratamentos! Dia 11 de março de 2015. Faz hoje exatamente 7 meses que fui operada, fiz uma mastectomia radical, uma operação que durou 6 horas no bloco. Seguiu-se uma longa jornada de tratamentos: 6 sessões de quimioterapia (3 de FEC+ 3 de DOCETAXEL) e 25 sessões de radioterapia na zona axilar e supra-clavicular.

Ontem levei prendinhas para todos! Estava tão feliz e tão grata por todo o apoio que recebi da equipe do instituto cuf no porto, da enfermeira Fernanda, dos técnicos de radioterapia, da Dra Adelina, das administrativas, que senti que tinha de mimá-los também ;-)). Adoro DAR: amor, prendinhas, gargalhadas, carinho.... Que acabo também por receber tudo isso a duplicar! Acho mesmo que é assim que esta vida funciona. 

Tudo o que damos de coração, mais cedo ou mais tarde, recebemos de volta, ainda mais intenso. São energias que fluem, se influenciam, se atraem! Sinto muito isso e durante este processo tirei qualquer dúvida que tinha em relação a este e a muitos outros assuntos.


Digo que é um  novo começo porque fui obrigada a parar, a confrontar-me com a minha própria morte, com o fim, com as maiores dúvidas e medos que algum dia sonhei ter. Tudo isso me fez viajar no tempo, e iniciei um processo espiritual muito forte, uma busca interior, um novo olhar sobre mim e sobre o mundo, um aperfeiçoar enquanto ser humano.

Posso dar muitos conselhos e dicas acerca da melhor forma de ultrapassar os tratamentos e encarar a doença, mas o mais importante de todos, sem dúvida, tem a ver com a atitude perante o problema: trabalhar interiormente no sentido de aceitar a doença, perceber a origem emocional da mesma, dar e receber amor e confiar, acreditar e nunca desistir de lutar! São estes os ingredientes secretos que posso partilhar convosco. Utilizei todas as ferramentas ao meu alcance para conseguir esta atitude: terapia quântica, reiki, psicoterapia, alimentação funcional, medicação natural, ginástica, Pilates,...E a cada uma delas me entreguei e entrego de coração aberto, sem resistência, com gratidão.

As componentes física e estética também sao muito importantes. Por mais que pensemos que o mais importante é tratar o problema maior - o cancro-  nunca nos devemos esquecer de cuidar da nossa imagem. A alteração física é violenta e psicologicamente é fundamental sentirmo-nos bonitas e com uma auto-estima elevada, para conseguirmos andar mais motivadas, fortes e confiantes.



Ao fim destes 7 meses ficam as mazelas, é inevitável...não posso "dourar a pílula" e dizer que não custou nada, que estou nova! As unhas estão escuras, a quererem  sair, tenho mais 6 kg, as pestanas e sobrancelhas caíram quase todas (estão só agora a reaparecer), o período menstrual ainda não voltou, a pele está vermelha devido às radiações, o cansaço é maior, a recuperação mais lenta, a concentração e memória estão afetadas, a cicatriz na barriga tem incomodado... mas a questão é olhar para tudo isto como as marcas inevitavéis de um percurso difícil, de uma batalha dura mas vitoriosa! São as marcas de guerra que me dizem que custou mas passou!! Estou aqui!! As marcas hão-de passar, mas a alma, essa, saiu fortalecida, renasceu e agora não quer parar de evoluir!

Segue-se um novo capítulo da minha vida. Não tenho mais armas "químicas" para evitar uma recidiva. Tenho noção de que fico mais exposta e desprotegida agora que os tratamentos acabaram. A responsabilidade aumenta e sei que daqui em diante sou eu que tenho de saltar para o banco da frente e conduzir este camião que não chegou ao fim do caminho, está é agora a arrancar para um novo começo!







Comentários

  1. Que bom estou tao feliz com a noticia, chorei como uma tola ao ler o teu post. Mas desta vez as lágrimas são de felicidade, ultrapassas-te tudo e estas mais forte que ha 7 meses atrás.
    Parabéns a todos que estiveram a teu lado à tua mãe e ao teu fabuloso marido Filipe assim como outros, estão de parabéns.
    Um beijão grande de todos nós e já sabes um especial da minha princesinha <3 <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. <3 beijos minha guerreira e tudo de bom para todos vocês! Mereces ser muito feliz. Beijinhos

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma bela forma de mostrares a força com que encaraste tudo isto, heroína querida.

    ResponderEliminar
  4. Estarei sempre, e incondicionalmente, ao teu lado! Isto é o AMOR de mãe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei muito bem que posso contar contigo. Já sabia antes de tudo isto acontecer. Este episódio da minha vida só veio confirmar a verdadeira Mulher e Mãe que tu és... Amo-te muuuuuuuito.

      Eliminar
  5. Oh Inês até chorei... Vai correr tudo bem tenho a certeza! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai correr, mesmo! Vai correr tudo bem com as duas!! Estou a torcer muito por ti...<3

      Eliminar
  6. Finalmente cara amiga que chegastes ao fim, confesso que estava com um pouco de medo que fosses falhar na parte final, mas Deus é grande e conseguistes ultrapassar tudo, agora amiga é olhar para a frente e dizer se consegui ultrapassar uma meta muito difícil o que é que me vai meter medo neste novo caminho que tenho que avançar, a esperança de não ter nenhuma recaída o reencontro com os teus amigos e colegas de trabalho a dar ajuda a todos aqueles que precisem de apoio em casos como o teu, tens muito em que pensar para assim não ficares com nenhum receio do passado, olha em frente e sempre com o pensamento positivo amiga. Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Sorte tem o marvin em ter ficado com o "meu" vizinho querido ;-))) beijos para todos

      Eliminar
  7. Ola, PARABÉNS ao blog e si por tanta inspiração. Gostava de saber mais sobre as terapias que utilizou. Sinto a mesma necessidade de reforçar o meu corpo e mente nesta luta. Obrigada Patrícia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos