Cancro meu: Reviver

Aguardo sentada no bar do instituto Cuf. Tenho daqui a pouco consulta com a Dra Adelina Costa, a médica radioterapeuta que me acompanhou durante as 25 sessões de radioterapia que terminaram no passado dia 11 de março. 



Hoje é dia de recordar. Tenho pensado muito em tudo o que me aconteceu nos últimos meses...sinto que preciso de reviver alguns momentos difíceis, para conseguir encaixá-los no lugar... para ter a certeza que aconteceram, para viajar um pouco dentro das minhas emoções e acarinhá-las.

Recordo o dia em que, sozinha, sentada num café ao lado da Rime (onde fiz a mamografia, ecografia e biopsia mamária), abro o envelope com o resultado dos exames.

O dia tinha começado bem, estava sol, andava a trabalhar na zona de Braga, quando decido ligar para o laboratório  para saber se o resultado já estaria pronto.

Apesar de estar muito confiante, tinha sempre aquela sombra, aquele nervosismo miudinho que teimava em aparecer: "E se dá positivo? E se tenho cancro??", pensamentos que assaltavam a minha cabeça, mas que rapidamente eram postos no sítio: "impossível! Não deve passar de um fibroadenoma, tal como a ginecologista disse!! Nem pensar, eu?? Nã!!". 

Na semana anterior tinha feito os exames. Fui sozinha fazê-los! Não disse a ninguém... Não queria preocupar as pessoas. Fui rápida e silenciosa- quando no dia 23 de Julho  senti o caroço na mama direita (ao tomar duche), no dia seguinte estava a fazer os exames!! 

Esperar para quê?!! Mesmo achando que não era nada, não perdi tempo. Não entendo sinceramente como há mulheres que sentem alterações no corpo e não vão de imediato averiguar!! Já ouvi cada história... A mim parece-me uma forma de suicídio!! Então sentem  a mama inchada, dorida, o mamilo esta diferente, encontram um nódulo e não fazem nada???? Deixam andar??? Não, não acho normal e faço aqui o apelo para que tenham cuidado convosco (mulheres e homens também! Os homens também têm cancro na mama!). 

Nunca deixem para amanhã! Eu se tinha deixado andar, estaria agora com um cancro todo espalhado pelo corpo...

Continuando: ligo para o laboratório para saber se já têm o resultado e dizem-me que sim. Vou a voar para o Porto, entro na clinica, agarro no envelope e dirijo-me para o cafezinho mesmo ali ao lado.
 
Apesar desta pressa e ansiedade, estava confiante. Sentei-me confortavelmente e mesmo antes de chegar a cevada que pedi, abri o envelope branco que tinha o resultado. A minha mãe liga entretanto e eu atendo- "mãe, estou aqui com o envelope à minha frente, vou abrir, espera!". Senti-me menos sozinha por estar a falar com ela ao telefone. Só a sua voz, já me fazia sentir mais segura e protegida!

Começo a ler a primeira folha, com uns termos técnicos aparentemente normais - era a descrição da mamografia... Mas não parecia encontrar nada de especial. "Mãe, parece tudo normal, não estou a conseguir ver onde esta o resultado... Isto não tem um resultado?? Positivo ou negativo?? Não percebo nada deste palavreado!". Do outro lado, uma voz tranquila:
 " calma filha, vê com calma, temos tempo!". Foi então que passei para a folha seguinte, que tinha escarrapachado a negrito o resultado da análise, que li em silêncio: células positivas para malignidade- carcinoma. Desatei a chorar, antes de conseguir lêr em voz alta...
Comecei a soluçar, um choro aflito, desnorteado, incrédulo

A minha mãe pergunta de imediato (já adivinhando o desfecho) - " então filha, o que diz?? tem calma, então??". 
Li-lhe o resultado, com muito custo e disse: "tenho cancro, mamã."




Comentários

  1. Inês, por vezes será bom ao será mau ao fazermos um retrocesso de algo que nos marca ao marcou, mas como tu és uma Mulher com raça isto não te irá marcar e talvez com este Recordar apenas queiras ajudar alguém que realmente necessite dela que possa estar a passar por tudo aquilo que tu passastes e assim lhe consegues fazer ver que é necessário termos o pensamento positivo e não se dar por vencida mas sim lutar para vencer que foi aquilo que tu com muita força conseguistes. Um Grande Beijinho amiga e hoje dobrado por ser o dia do Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Faz-me bem fazer este retrocesso... É importante revivermos estas emoções e deixarmos tudo bem arrumado na nossa cabeça!

      Eliminar
  2. Minha querida Ines hoje escreve com o coracao aberto perante uma Mulher e de mulher para agradecer tudo, estee testemunho e tantos outros que nos confidenciou perante e vivendo umas das situacoes mais delicadas da sua vida e tao temidas por todos nos!!!! Mas contudo ensinou e certificou que o nosso estado de espirito,as nossas energias, e a nossa familia (maravilhosa que tem :) ) sao tao ou mais importantes que todos os quimicos e tratamentos submtidos. Nesta nova fase da sua vida so consigo desejar o melhor e mais se houver nesse caminho eu estarei la ( mesmo que como personagem secundaria) como tive..... Nao posso deixar de lhe dar os parabens pela mae maravilhosa que tem que acompanhei apenas que pouco muita das emocoes dela ...... Saudades suas deste sorriso mas estou sempre atenta ;) beijo minha linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que querida, Cátia! As tuas palavras emocionam-me sempre... A ultima vez que me disseste alguma destas coisas pessoalmente, saí da tua beira e desatei num pranto... Estas palavras tocam-me, sobretudo quando sei que são sinceras e sentidas! Beijinho

      Eliminar
    2. Inezita :)
      Tenho te lido, tenho te acompanhado mais do que possas imaginar!!!....
      Sempre te tive com uma pessoa extraordinária, "fora da caixa", com um poder de encaixe surreal e com uma forma de ser e estar perante a vida sem igual....e tanto que ensinas!!!!tantoo!

      São poucas as pessoas que me calam o coração e os pensamentos, mesmo muito poucas, podes acreditar......Tu...bem não sei explicar, Tu calaste-me todos estes meus sentidos....fui te lendo com bastante assiduidade.
      Tenho a certeza que já esta tudo ultrapassado .....TUDO!
      Pode parecer estranho, eu sei, assim repentinamente a Pi "falou"......acredito no Universo, na energia, na vontade de "querer", no acreditar, nos sentimentos sem sentido e com.....sei lá, acredito na ENERGIA!!! E Tu és em pessoa a Energia.
      Vou te continuando a ler ..... Parabéns!!!!!
      Beijinho bem Gordo
      Pi

      Eliminar
    3. Pi!! Que bom ver-te por aqui... Eu sei que me tens seguido, acredita! A vida dá assim umas voltas e separa as pessoas, mas recordo-te com carinho e saudade. Há-que combinar um encontro para pôr a conversa em dia! Obrigada pelas tuas palavras... Mil beijos

      Eliminar
  3. Mil beijos cheios daquela energia que só tu nos sabes dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma guerreira!! Tens tanta força em ti. Obrigado por partilhares connosco esse teu desabafo.
      Beijinhos Mil... Não te conheço mas já gosto de ti **

      Eliminar
    2. Obrigada, Célia! De guerreira para guerreira, um beijo carinhoso e cheio de boas energias!! Também estou a seguir o teu blog. És um espetáculo! Beijinhos

      Eliminar
  4. Quase nos cruzava-mos lá! Força. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Pois é! Andamos pelos mesmos sítios! Um beijinho e obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mais vistos