Espelho meu, quem manda sou eu!!!

Decidi fazer este blogue quando viajava de carro para Braga, sentada no banco de trás. Os meus pais conduziam e eu ía ali atrás, pensativa, com vontade de fazer alguma coisa com tudo aquilo que estava a acontecer! 

Estava um dia lindo, daqueles em que o sol é dourado e tudo fica mais belo, suave, quente. Olhei para a estrada  e visualizei um novo caminho a percorrer. O que estava para trás, estava! O que tinha acontecido era verdade e real mas naquele preciso momento senti que tinha de trilhar um caminho meu.


Mal descobri este cancro, procurei muita informação na internet: sites, blogues, facebook... Encontrei pouca informação pessoal, poucos casos de experiências similares. Apenas 2 ou 3 histórias me inspiraram e me fizeram pensar: e se eu fizesse algo onde relatasse o meu caso também, onde pudesse ajudar outras mulheres?! 

Mas de repente esta ideia parecia absurda - então eu acabei de descobrir aos 35 anos um cancro na mama, estou em choque, não faço ideia o que se segue, o que ainda vou sofrer, o que me espera... Como vou conseguir falar sobre isto tão abertamente?? Impossível!

O tempo passou-se e nessa tal viagem de carro estava pensativa, já tinha sido operada, estava a recuperar da cirurgia e a preparar-me para as 6 sessões de quimioterapia que iriam começar em breve. Por mais que evitasse, não me saía da cabeça a imagem de uma mulher de lenço na cabeça, com ar abatido, olheiras, máscara na cara, com um ar débil e sem esperança. Imaginava-me a ficar assim...pálida, feia, doente


Sempre que pensamentos muito negativos me assaltam a mente, tenho um mecanismo automático de os expulsar, de encontrar o dobro de pensamentos positivos ou soluções que os possam aniquilar! Sempre fui assim... E depois agarro-me a isso com todas as minhas forças. Visualizo as situações positivas, imagino as situações futuras a acontecerem, projeto as minhas emoções  positivas e vou nessa direção!

Aqui fiz o mesmo. E que jeito deu ;-)) Num primeiro momento, essas imagens horríveis não paravam de me perseguir. Estava prestes a começar a quimioterapia... Já tinha aceitado a doença, a gravidade da coisa e a partir dali só pensava que queria passar pela próxima fase o melhor possível!! Não queria, nem tinha de ficar feia, de deixar de cuidar de mim, de hibernar durante 1 ano! Uma coisa é aceitar a doença, outra coisa é deixar que ela mande em mim

Decidi que ia lutar até ao ultimo segundo e que, no que dependesse de mim, aquele cancro nunca me iria derrubar, mas antes ensinar - a ser mais feliz, a tratar mais de mim, a superar-me todos os dias, a nunca desistir. Foi como um desafio para mim própria, uma promessa!

Eu sei que dizer isto a quem está a passar por um drama destes, que descobriu agora um cancro de mama ou que vai começar agora os tratamentos, não é fácil! Parece ficção, não é? Mas acreditem que é verdade, que nós temos mais força do que pensamos e que um cancro pode mudar a nossa vida para melhor. 

Deixo-vos 3 exemplos inspiradores, de mulheres que lutaram contra este maldito cancro da mama e o transformaram em algo útil, positivo! Também aqui me inspirei, me alegrei, comecei a perceber que a imagem que a sociedade tem da mulher com cancro de mama é exageradamente negativa. As coisas não têm de ser assim, eu posso escolher ficar bonita, fazer ginástica, alimentar-me melhor, cuidar de mim! E depois é como uma bola de neve, andamos mais seguras, com melhor aspeto, mais positivas, mais confiantes, mais saudáveis. E quando reparamos, já passou!!

# mulher inspiradora: Heloísa Orsolini
 Aos 28 anos, a modelo brasileira, professora de ioga, apresentadora e economista Heloísa Orsolini foi diagnosticada com um linfoma.
No seu blogue encontramos dicas girissimas de beleza (foi lá que descobri o truque de pintar as sobrancelhas com um ar super natural!), ideias para colocar os lenços, perucas, etc...
Para a Heloísa: "Cada segundinho da vida, cada minuto, é um minuto a mais, um minuto de coisa boa que você deve acumular, e não um minuto de coisa a menos que ‘eu’ pude fazer.”



A Heloísa entretanto foi mãe e está a viver uma fase muito feliz da sua vida! Vale a pena espreitar: 
www.heloisaorsolini.com


# mulher inspiradora: Flávia Flores 
Desde cedo começou a trabalhar com moda. Aos 35 anos (tal como eu) foi-lhe diagnosticado um cancro de mama. Criou a página quimioterapia e beleza que tem imensas ideias para colocar lenços, dicas de alimentação, partilha de outras histórias similares, sempre com uma onda super descontraída e positiva.


https://www.facebook.com/QuimioterapiaEBeleza


# mulher inspiradora: Vânia Castanheira 

 A Vânia é portuguesa, mas vive há muitos anos no Brasil. Teve o mesmo tipo de cancro que eu- o triplo negativo- e   costuma dizer "o cancro foi a minha cura", o que para mim, no inicio, não fazia muito sentido, mas com o tempo percebo exatamente o que ela quer dizer...
Encontramos no seu site inspiração para melhor nos alimentarmos, 1001 dicas de exercícios físicos, alimentos super saudáveis e criativos e sobretudo um sorriso sincero em tudo o que faz e partilha. 



www.minhavidacomigo.com


Existem realmente varias formas de olhar para este problema: como uma sentença de morte ou um passaporte para uma nova vida. Cabe-nos decidir...

Uma boa semana ;-)




Comentários

  1. Só duas palavras és fabulosa.
    Beijinhos minha heroína.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Inês, és uma grande mulher.
    Tenho seguido o teu blog e todo o processo.
    Força.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber que tens acompanhado!!obrigada por essa "companhia"! Beijinhos

      Eliminar
  4. Aprendo contigo todos os dias.... És mesmo especial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que és a professora...e a inspiração! Beijo doce

      Eliminar
    2. Linda!! Simplesmente LINDA!!! Gosto de ti!

      Beijinhos Mil**

      Eliminar
    3. :-) obrigada, mulher "furacão"! Com essa energia, vai tudo correr muito bem e passar super rápido! Muitos beijinhos e continua assim, corajosa e otimista!

      Eliminar
  5. Olá Inês!
    Descobri ontem o teu blog (permite-me tratar-te por tu mas como já o li de uma ponta a outra quase já te sinto como amiga).
    Tenho 48 anos e foi operada nos Lusíadas a um cancro da mama no dia 27 de Março, em simultâneo fiz uma histerectomia pois há 14 anos já tinha tirado um ovário (border line) e já estava em menopausa (aproveitei a anestesia e garantidamente já não terei mais qualquer problema de ovário e/ou útero). Tem corrido tudo muito bem e com muito optimismo até ao dia em que o cirurgião me disse que tinha que fazer quimio, aí, o meu mundo desabou... Tenho estado a recuperar das duas cirurgias, já fui ao IPO e aguardo a consulta dom o oncologista após a consulta de grupo onde vão decidir o esquema dos meus tratamentos. Penso que vou fazer "tudo a que tenho direito" (quimio, radio, anticorpo e hormonoterapia) e não estou nada confortável com isso... ainda estou em processo de mentalização, uns dias melhor, outros dias pior :( Esta espera está a por-me "louca" mas também tinha que recuperar e a parte da histerectomia não foi nada fácil, mas já passou.
    Ler toda a tua história está a ajudar-me a ter força para encarar o que aí bem. O meu marido diz que o pior já passou... eu não penso assim, o pior ainda está para vir :(
    És uma mulher de força e o teu testemunho tão detalhado de certeza que vai ajudar muitas mulheres com o mesmo problema! Obrigada por isso.
    Tal como tu tenho lido muito e tento encontrar alternativas que me ajudem a ultrapassar esta fase com o menor impacto físico possível. No meu caso já recorri aos Monges de Montariol (Braga) e já comecei a tomar o gel de aloé vera e mel que eles produzem. Vamos ver se me vai ajudar a minimizar os efeitos secundários. Quero acreditar que sim... A parte da queda do cabelo é que é, para mim, o que mais me afecta psicologicamente... Já há 14 anos tinha esse pânico mas, felizmente na altura, não tive que fazer qualquer tratamento. Desta vez é que não me consigo escapar...
    Desculpa o meu relato já ir longe mas ler todo o teu blog fez-me soltar a língua :)
    Estou também a pensar fazer Reiki e/ou acupunctura, ainda não decidi. A tua terapeuta de Reiki é cá no Porto? Podes dizer-me onde? Em que altura o fazias?
    Mais uma vez agradeço o que aprendi com este teu fantástico blog.
    És uma Guerreira e uma Vencedora!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilda! Que bom que gostaste do blog :-) e melhor ainda saber que posso ter ajudado, nem que seja só um bocadinho, já vale a pena tê-lo escrito! A quimioterapia não é nenhum bicho de 7 cabeças. É um tratamento agressivo, verdade, mas nós somos fortes e se mantivermos a cabeça erguida e a mente positiva, acredito que conseguimos superar tudo!! É importante, se puderes, fazer exercício, reiki e uma alimentação saudável e equilibrada! A terapia quântica também faz milagres! Eu fazia reiki no dia a seguir à quimioterapia e fiz sempre durante as 6 sessões. Tens o contacto da terapeuta no meu post " reiki e quimioterapia". Ela é fantástica.
    Mantém-te calma e positiva! O importante é ficares livre de perigo e a quimio vem para te ajudar a livrar de vez desse "bicharoco"! Acredita em ti e vais ver que tudo passa... E rápido! Beijinhos e dispõe de mim para o que precisares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Obrigada pelas tuas palavras. Sem dúvida que me ajudaste a mentalizar para os efeitos secundários :( , até já fui espreitar o site da Inês Pereira na área das cabeleiras ;)
      Vou já começar a fazer reiki na próxima sexta-feira, mesmo antes de iniciar os tratamentos pois a terapeuta aconselhou. Afinal eu tenho uma colega de trabalho que tem formação na área e é com ela que vou fazer.
      A terapia quântica não encontro cá no Porto mas já ouvi dizer muito bem... Desculpa, onde fizeste? Exercício é que é mais complicado pois sou muito preguiçosa ;)
      Eu estou positiva... o cabelo é que é o pior.
      Obrigada, espero que tudo continue a correr bem contigo e beijinho.

      Eliminar
  7. Que mais te poderei dizer cara amiga Inês, afinal tu ainda és mais forte do que eu pensava, adoro os conselhos que dás para as pessoas que estão com o mesmo risco que tu estavas, como é bom termos sempre o pensamento positivo seja ele no que for que ajuda e de que maneira a enfrentar todos os perigos que possam aparecer.
    Continua assim com esse teu lado positivo a dar ajuda a quem precisa que o irás receber depois em dobro.
    Tudo de bom para ti e para o Filipe e para os miúdos, um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá olá! Já sentia a sua falta :-) e dessas palavras encorajadoras que me alegram tanto!! Muitos beijinhos e obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário

mais vistos