cancro meu: A arte de viver

Já tinha saudades de escrever aqui no blog! Têm sido meses de muito trabalho e todo o tempo que sobra tem sido ocupado em simplesmente saboreá-lo!!!

Existe um tempo em que o tempo pára, apenas para se deixar ficar, para se deixar gozar, sem medo do que já foi ou do que virá!

Está quase a fazer 2 anos que descobri, num dia ameno como o de hoje, que tinha cancro de mama! Desde aí, o tempo envolveu-se numa nuvem cinzenta, carregada de medo e incerteza, que me acompanhou em muitos momentos.

Sinto que finalmente a nuvem desapareceu... ando por isso super "ocupada"!!!! Ocupada em aproveitar o tempo para saborear a vida, tratar de mim, fazer os balanços necessários à minha evolução, arrumar as ideias, reunir com o meu corpo e mente

Um corpo que não pode mentir, mas que incorporou as marcas de guerra e as acolheu como suas, sem mágoa nem rancor. 
Uma mente que se libertou de qualquer fantasma e segue agora o seu propósito de uma forma livre e renovada!
Esta semana perguntei-me muitas vezes se foram precisos QUASE ou  APENAS 2 anos para me sentir assim? Pareceu muito ou pouco??
Por um lado, parece que foi um segundo de magia, um sonho... E que a minha vida saiu da sua trajetória para ter um devaneio e se permitir viver no fio da navalha durante uns instantes.
Outras, parece que sempre foi assim e que já não me lembro do antes-cancro! Algumas pessoas dizem que eu estou muito diferente...Mas como é que eu era?

Esta nova Inês, renascida de um momento tão trágico, veio para ficar de forma permanente. Todo o processo doeu, marcou, mas já está saudavelmente esquecido.

De tudo isto resta sim a vontade de querer ajudar os outros, de vos acarinhar, de vos fazer acreditar que na altura certa tudo também ficará não só esquecido como fortalecido!

Ontem, deitada sobre a base fria da máquina da TAC, tive a certeza que está tudo bem! Senti muitas vezes necessidade de fazer as pazes comigo, de pedir desculpa ao meu corpo por todo o mal que lhe fiz e que ainda lhe faço - ecografias,  mamografias, cintigrafias, agulhas, apalpadelas, consultas,... Prometi protegê-lo, da mesma forma que fiz com os meus filhos, sem o traumatizar.

Dispo-me para me preparar para a eco abdominal e imagino que vou fazer uma massagem, estico o braço para mais uma picadela e rio-me com a enfermeira ou com a minha mãe que ainda me trata como uma menina!! 
- "utilizem as agulhas mais fininhas, ok?? É que a minha filha tem as veias muito sensíveis!!", diz ela, com um sorriso ternurento.

É esta alma de principiante, este lado "ingénuo" que faz a vida fluir! 
Sem conhecermos aquele frio que dói, nunca daríamos tanto valor aos dias quentes de Verão que nos acariciam a pele. Sem conhecermos os segredos da noite, nunca valorizaríamos aqueles tons reveladores do pôr do sol! 
Sem ter sentido a vida por um fio, nunca chegaria a perceber a verdadeira arte de viver... E por isso agradeço....

Beijo nos vossos corações <3 <3



 




Comentários

  1. Olá minha heroína que palavras tão reais.
    Só quando passamos por algo difícil é que dá-mos valor às pequenas coisas.
    Como o pôr do sol, o tomar um café muna esplanada.... Um beijo de um filho qdo vêm da escola, e o beijo de quem nós ama qdo sai de manhã.
    São esses pequenos gestos banais, que quando passamos a ter uma espada sobre as nossas cabeças, começamos a ver quais são as prioridades.
    Bjiinhos que bom foi ver a tua escrita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom chegar aqui ao blog e ver as mensagens destes meus dois vizinhos e amigos! Desde o início sempre presentes, com uma palavra carinhosa, uma disponibilidade genuína!
      Muitos beijinhos e obrigada por estarem sempre aí, na linha da frente, mesmo quando para vocês a vida também é por vezes dura...

      Eliminar
  2. Cara amiga Inês, ainda hoje estivestes no meu pensamento e o elo desse pensamento foi o teu filho Francisco que me apareceu quando abri o meu Facebook e dei logo de caras com o meu amigo Francisco e claro logo toda a sua família entrou com ele na minha mente, são os amigos que nunca mais os esquecerei a grande amizade que avia entre mim e vocês todos.
    Agora entrando na tua mensagem fico satisfeito por teres sempre acreditado que irias vencer esse teu inimigo e tudo foi obra do teu querer e o teu sempre pensamento positivo, continua assim cara amiga está no bom caminho. Beijinhos para ti e para os miúdos e um grande abraço para o teu companheiro e amigo Filipe Rios

    ResponderEliminar
  3. As palavras sempre certas que saem desse coração ternurento! Para mim, ainda és uma menina e, sempre que as forças mo permitirem, lutarei por ti...Pois...as 'butterflies' são mais suaves para as tuas veias doridas! Como eu sei! Beijos de mãe galinha.....

    ResponderEliminar
  4. Que saudades, Inês! Já não vinha cá há muito tempo, mas gostei de te ler, como sempre. Partilhei o teu blogue com uma menina daqui, pois tenho a certeza de que tu podes inspirar o seu coração. Já sabes que te admiro muito e que aprendo sempre um pouco sobre a arte de viver, toda a vez que aqui venho. Beijinhos para todos aí em casa ����

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida!!!fico feliz por partilhares o blogue por saber que pode ser útil a alguém <3
      Mil beijos

      Eliminar
  5. Linda! Com o tempo, os traumas vão ficando mais amenos, né?! Penso o mesmo que devo proteger o meu corpo de todas essas agressões que estamos expostas e não é pq somos adultas que devemos aceitá-las. Minha mãe tb me trata assim. Outro dia foi me entregar um quadro na escola que trabalho e pediu para uma funcionária carregar para mim, não deixar carregar tanto peso. rss Fico muito feliz de ver que , assim como eu, está bem. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clarissa, companheira de viagem, obrigada pela partilha e pelo carinho! Ainda bem que temos assim umas super mães ;-))
      Muitos beijos e tudo de bom para você !!!!

      Eliminar
  6. Querida, muito querida Inês,
    Só ontem descobri o teu blog. Tenho idade para ser tua mãe e uma filha com o teu nome. Também eu acabo de ser operada a uma mama e estou a prepara-me para iniciar hormonoterapia e radioterapia. Tenho uma amiga que aguarda ainda o resultado do anatomopatologista em ansiedade mas já lhe sugeri o teu blog tão otimista, tão ternurento, tão pragmático. Vai ser uma grande ajuda para ambas! Senti-me parecida contigo: animada, bem disposta, decidida a tornar-me uma pessoa melhor! Obrigada e um enorme, enorme abraço Né neviana007@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Né! Que bom ler a tua mensagem! A de uma mãe coragem, com uma filha Inês!! Que engraçada a forma como as nossas historias se cruzam ao contrário ;-)) Por aí é uma mãe lutadora com uma filha que a mima! Tao bom termos assim apoio...
      Muitos beijinhos e tudo o que precisares, estou aqui!
      O meu mail é inescosta78@hotmail.com

      Eliminar

Enviar um comentário

mais vistos